Ribeiro, JoaquimGustavo, NunoMendonça, David António Queirós2018-02-092018-02-092017-12-12http://hdl.handle.net/10400.22/11004Este trabalho tem como objetivo identificar e expor o papel do revenue management na estratégia de um Hotel. Para que tal seja possível foi feita uma investigação durante oito meses em Bruxelas, Bélgica, onde foi possível criar uma estrutura operacional e de gestão de preços no processo de pré-abertura de um Hotel e colocar em prática todas as estratégias criadas após a abertura da unidade hoteleira. A recolha de dados para esta investigação foi realizada a partir de técnicas de observação de forma a ter uma perceção mais natural e real do que é e qual a utilidade do revenue management desde a criação de um produto até este ser vendido. Os objetivos principais são: descrever, saber quais os objetivos, as circunstâncias em que sao aplicadas, os principais passos da sua implementaçao e os pontos fortes e as limitações das técnicas investigadas. Por ter estado presente tanto na pré como na pós abertura de uma unidade hoteleira e ter ajudado a criar toda a estrutura, não só de revenue management mas também a de Marketing, de Vendas e a Operacional, é agora evidente que ter uma estratégia de revenue management num hotel nos tempos que correm, em que a concorrência procura estar sempre à frente dos outros, é obrigatório. Só assim é possível manter o Hotel na vanguarda com uma oferta que se altera consoante diversas variáveis, tendo como objetivo principal a maximização do lucro.This paper aims to identify and expose the role of revenue management in the strategy of a hotel. ln order to make this possible, an 8-month investigation was carried out in Brussels, Belgium, where it was possible to set up an operational and price management structure in the process of pre-opening a hotel and put into practice all the strategies created after the unit was opened. The data collection for this research Was done from observation techniques in order to have a more natural and real perception of what is and what's the utility of revenue management from the creation of a product until it is sold. The main objectives are: to describe, to know the objectives, the circumstances in which they are applied, the main steps of its implementation and the strengths and limitations of the techniques investigated. Having been present both in the pre and post-opening of a hotel and helped to create the whole structure, not only of revenue management but also of Sales Marketing and Operational, it is now clear to me that having a revenue strategy management in a hotel in these times, in which the competition seeks to be always ahead of others, is mandatory. Only in this way it is possible to keep the Hotel in the forefront with an offer that changes according to several variables, with the main objective of maximizing profit.porBruxelasRevenue managementPreçoPrevisãoSegmentosBrusselsRevenue managementPriceForecastSegmentationRevenue management em hotelaria: da conceção do produto à implementaçao do processo num contexto de soft openingmaster thesis201849780