Martins, Dora Cristina MoreiraSilva, Susana Sofia Pereira daOliveira, Joana Maria Lima2024-12-102024-12-102024-11-26http://hdl.handle.net/10400.22/26731O setor do transporte pesado e coletivo de passageiros enfrenta um conjunto de desafios que exigem uma atenção acrescida por todos os empregadores, entidades e associações da área. A presente investigação incide sobre a atratividade e, igualmente, escassez de mão-de-obra qualificada no setor, especificamente no regime ocasional. Desta forma, pretende-se reunir um conjunto de elementos que ajudem a compreender a atração de motoristas de pesados de passageiros no setor dos transportes em serviço de regime ocasional. Os dados apresentados nesta dissertação foram recolhidos através de uma abordagem qualitativa, utilizando o método de entrevista a dois grupos profissionais: motoristas e empregadores. A recolha de dados surgiu de um total de 17 entrevistas (9 motoristas e 8 empregadores), onde todos os entrevistados se encontravam profissionalmente ativos, com o objetivo fundamental de compreender a função, especificamente no regime ocasional. Os resultados obtidos indicam que esta profissão apresenta um conjunto de dificuldades, desde a ausência de rotina, os horários irregulares, a dificuldade em estabelecer equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a relação desafiante com os clientes. No entanto, foram também abordados os fatores positivos desta profissão e do regime ocasional, tal como o conhecimento cultural que é adquirido e o convívio que é realizado durante os serviços. Além disto, é explorado o fenómeno de escassez de motoristas que é enfrentado atualmente no setor, apresentando-se possíveis práticas e estratégias a implementar para colmatar as dificuldades. Medidas como o aumento de salário e folgas, valorização, reconhecimento e capacidade de escuta por parte da chefia, destacaram-se por se evidenciarem como fatores fundamentais para a atratividade, motivação e satisfação dos colaboradores. Os horários atípicos surgem como uma das maiores preocupações para os empregadores e dificuldade para os motoristas, sugerindo, uma melhoria na gestão da escala do trabalho. Os dados obtidos nesta investigação sugerem, ainda, a importância de investir na formação, tal como a necessidade de ser revista a legislação, de forma a facilitar o acesso à profissão.The heavy-duty and collective passenger transport sector faces a number of challenges that require increased attention from all employers, organisations and associations in the area. This research focuses on the attractiveness and also the shortage of qualified labour in the sector, specifically in the charter sector. The aim, is to gather together a set of elements that make light of this situation and also, that make it possible to understand the role of every organisation in this problem. The data presented in this dissertation was collected through a qualitative approach, using the interview method with two professional groups: drivers and employers. The data collection came from a total of 17 interviews, where all the interviewees were professionally active, with the fundamental aim of understanding the function, specifically in the charter regime. The results obtained, indicate that this profession poses a number of difficulties, being the more impactful ones the lack of routine, the irregular hours of labour, the difficulty in establishing a balance between personal and professional life and the challenging relationship with clients/passengers. However, the positive factors of this profession and of the charter regime were also addressed, such as the cultural knowledge that can be acquired and the socialising that takes place during the tours provided. In addition, the phenomenon of driver’s shortage that is currently being faced in the sector is explored, and also possible practices and strategies that could be implemented to overcome the difficulties presented. Lots of measures, such as, increased pay and time off and increased recognition from the management, stand out as fundamental factors in attracting, motivating and retaining employees. Atypical working hours appear to be one of the biggest concerns for employers and the biggest difficulty for drivers, urgently requiring an improvement in work schedule management. The data obtained in this research also suggests the importance of investing in proper training, as well as the need to review legislation in order to facilitate access to the profession.porAtração de RHRetenção de RHFlexibilidade temporalSatisfação de colaboradoresMotoristas de transportes coletivosHorários de trabalho atípicosHR attractionTemporary flexibilityAtypical working hoursHR retentionEmployee satisfactionCollective transport driverA atração de profissionais em regime de flexibilidade temporal: um estudo exploratório no setor de transporte rodoviário de passageiros em regime de serviço ocasionalmaster thesis203749987