Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraSantos, Magda Alexandra Dias Vieira dos2024-09-232024-09-232024-07-02http://hdl.handle.net/10400.22/26082A presente era caracteriza-se por uma constante evolução social e tecnológica, impondo ao campo do marketing a necessidade de adaptação contínua das suas metodologias e estratégias. O ser humano procura por mudança, inovação e novidade. A tecnologia, por sua vez, emerge como a força preponderante, impulsionando inovações que refletem em todos os aspetos da vida humana. Os telemóveis desempenham um papel crucial neste cenário. Proporcionam o acesso a informações e permitem que o individuo explore as redes sociais e websites de diversas marcas, podendo obter as opiniões dos outros consumidores relativamente a produtos ou serviços que pretendem adquirir. Diante deste panorama, esta dissertação tem como objetivo fundamental analisar a influência da ferramenta eWOM (Electronic-Word-of-Mouth) nas decisões de compra dos consumidores. Neste sentido, o propósito desta pesquisa recai na compreensão e no estudo da influência que o Electronic-Word-of-Mouth (eWOM) tem nas decisões de compra dos consumidores. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com recurso a um questionário. Assim sendo, serão formuladas um conjunto de questões, para responder aos objetivos deste estudo, tais como se os consumidores realizam compras online; de que maneira o Electronicc-Word-of-Mouth influencia nas decisões de compra dos consumidores; o tipo de confiança que o consumidor deposita nas recomendações online. Espera-se, pois, que esta abordagem quantitativa proporcione uma compreensão detalhada relativamente à influência do eWOM nas decisões de compra do consumidor e demonstrem o quão importante é a opinião online das pessoas relativamente a um produto, marca e/ou serviço.The present era is characterized by constant social and technological evolution, imposing on the field of marketing the need to continually adapt its methodologies and strategies. Human beings seek change, innovation and novelty. Technology, in turn, is emerging as the dominant force, driving innovations that are reflected in all aspects of human life. Cell phones play a crucial role in this scenario. They provide access to information and allow the individual to explore social networks and the websites of various brands, being able to obtain the opinions of other consumers regarding the products or services they intend to purchase. Against this backdrop, the fundamental aim of this dissertation is to analyze the influence of the eWOM (Electronic-Word-of-Mouth) tool on consumers' purchasing decisions. In this sense, the purpose of this research is to understand and study the influence that Electronic-Word-of-Mouth (eWOM) has on consumer purchasing decisions. The methodology adopted is an exploratory study using a questionnaire. Therefore, a set of questions will be formulated to answer the objectives of this study, such as whether consumers shop online; how eWOM influences consumers' purchasing decisions; the type of trust consumers place in online recommendations. It is hoped, therefore, that this quantitative approach will provide a detailed understanding of the influence of eWOM on consumer purchasing decisions and demonstrate how important people's online opinion of a product, brand and/or service is.poreWOMWOME-commerceMarketingAtitudes do consumidorConsumer attitudesA Influência do eWOM nas decisões de compra do consumidormaster thesis203699777