VEIGA, SOFIALopes, HelenaCastanheira Pais, Sofia2024-10-312024-10-312024978-972-8969-74-5http://hdl.handle.net/10400.22/26309O Ensino Superior (ES) vivenciou nas últimas décadas mudanças profundas e marcantes. Assistiu-se a um incremento da procura deste nível de ensino e, consequentemente, à sua massificação e democratização, assim como a um movimento de diversificação e aumento da oferta formativa (e.g., Almeida et al., 2012; Cerdeira & Cabrito, 2018). Os públicos-alvo que passaram a frequentar o ES, agora mais diversos e alargados, começaram a evidenciar uma atitude mais proativa e dinâmica, fruto do desenvolvimento de uma nova sociedade (do conhecimento, laboral. …), cada vez mais informada, exigente, complexa e globalizada (Zabalza, 2002). Esta nova realidade impôs a abertura deste nível de ensino (Pascueiro, 2009) e a emergência de novas políticas que visavam a diminuição das barreiras de acesso ao mesmo. O ES deixou, então, de ser um local de exclusiva prática de um ensino de elites, abandonando progressivamente o seu lugar “privilegiado e fechado” (Zabalza, 2002, p. 21), “expresso na forma de ensino magistral, com reduzidas preocupações pedagógicas” (Machado dos Santos, 2000, p. 69). Gradualmente, passou a assumir um lugar central na dinâmica da sociedade, transformando-se em “mais um recurso de desenvolvimento social e económico dos países” (Zabalza, 2002, p. 25).porEnsino SuperiorContinuidadesMudançasFuturoProfessoresEstudantesProcesso de Ensino-AprendizagemO ensino superior em perspetiva: olhares de professores sobre as continuidades e transformações sucedidas nas últimas décadasbook10.26537/recipp-26309