Perfeito, Paulo Jorge dos SantosVieira, Sérgio Francisco2023-09-072023-09-072023-07-17http://hdl.handle.net/10400.22/23481Essa monografia tem como intuito a exemplificação da colocação da bateria enquanto corpo improvisador não-idiomático apoiado na transgressão dos critérios base determinados como tradicionais desde o surgimento do instrumento. Iniciando com um panorama abrangente sobre o histórico do instrumento e sua evolução física, mecânica e também conceitual, o trabalho afunila-se pelos elementos chave acerca da bateria experimental/improvisatória e os ilustra através dos critérios que categorizam sua inserção dentro do jazz de vanguarda, assim como suas possibilidades e recursos exploratórios e tímbricos para o fazer musical de acordo com a quebra de idiomatismo ao qual orbita esse estilo de performance.This monograph aims to exemplify the positioning of the drumset as a non-idiomatic improvising instrument supported by the transgression of basic criteria determined as traditional since the instrument's uprise. Starting with a comprehensive overview of the instrument's history and its physical, mechanical and conceptual evolution, the work narrows down to key elements about experimental/improvisational drumset and illustrates them through the criteria that categorize their insertion within avant-garde jazz, as well as its exploratory and timbristic possibilities and resources for making music according to the rupture with idiomatism that this style of performance orbits.porBateriaJazzImprovisaçãoVanguardaIdiomatismoDrumsetImprovisationAvant-gardeIdiomatismImprovisação não-idiomática e jazz de vanguarda: perspectivas e possibilidades para bateriamaster thesis203351754