Silva, RuiAna Isabel Coelho BorgesDantas, Florbela Abilheira2020-02-202020-02-2020192019http://hdl.handle.net/10400.22/15505Dissertação de Mestrado em Gestão e Internacionalização de EmpresasO desporto, em particular o futebol profissional, transformou-se nas últimas décadas num dos setores de atividade com maior potencial para gerar receitas. Atualmente é considerado o desporto com mais popularidade (Stølen, Chamari, Castagna, & Wisløff, 2005), transformando-se num negócio mais do que apenas entretenimento. Esta nova configuração do futebol obrigou a uma modernização da gestão dos clubes (Albino, Carrieri, Figueiredo, Saraiva, & Barros, 2009)onde os consumidores (adeptos/fãs) representam o segmento de clientes mais importante (Bauer, Stokburger-Sauer, & Exler, 2008). A multiplicação dos meios de comunicação social permitiu uma maior aproximação aos consumidores.pordesportofutebol profissionalO Paradigma da Internacionalização dos Clubes de Futebol Profissional: o caso do FC Paços de Ferreira e do Rio Ave FCmaster thesis202456757