Ferreira, Magna Margarida Marques da SilvaFontes, CecíliaCoelho, LilianaVieira, Rita Inês Pinheiro2018-11-152018-11-152018-11-06http://hdl.handle.net/10400.22/12204Este relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE), do Instituto Politécnico do Porto. Para além de descrever a minha prática pedagógica no Conservatório de Música do Porto, apresento, também, o Projeto de Investigação. Nele tenho como objetivo expor as realidades e motivações relativas à abordagem do repertório escrito em língua portuguesa no ensino do Canto. Para tal foi possível efetuar a investigação no contexto dos Cursos Básico e Secundário do Ensino Artístico da Música. A partir de um questionário direcionado a docentes e alunos de Canto, procura-se aferir as motivações e as dificuldades de uns e outros, as perspetivas sobre os estilos musicais, bem como sobre os mecanismos de contacto e acesso ao repertório em língua portuguesa.This report documents work carried out as part of the Masters Programme in Music Education at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) and the Escola Superior de Educação do Porto (ESE) at the Instituto Politécnico do Porto. The report is divided into two parts: the first describes my pedagogical practice at the Conservatório de Música do Porto; the second presents my research project, which is related to the context and motivations regarding the use of Portuguese repertory in the teaching of singing at high-school level. The methodology used in this research is based on a questionnaire filled out by singing teachers and students.porCantoEnsino artísticoRepertórioLíngua portuguesaSingingTeachingRepertoirePortuguese languageO repertório de canto em língua portuguesa: contextualização e motivações no ensino básico e secundáriomaster thesis202023893