Oliveira, José AntónioFerreira, Vânia Patrícia Teixeira2015-05-212015-05-2120122012http://hdl.handle.net/10400.22/6075Dissertação de Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade Ambiente e SegurançaA preocupação ambiental é cada vez mais notada em Portugal e a reciclagem de resíduos é cada vez maior. No entanto, o comportamento da população está muito aquém do ideal. Existe ainda uma percentagem considerável de embalagens que não são recicladas. A responsabilidade desta problemática não recai apenas nas entidades gestoras, os vários operadores económicos também deveriam ser responsáveis, nomeadamente o consumidor final. É certo que os ecopontos não são suficientes para que possa ser feita a reciclagem de todas as embalagens e a sua localização, por vezes, não propicia à reciclagem. Os ecopontos ainda não são suficientes para servir toda a população, sendo assim colocados em pontos estratégicos, visando contemplar o maior número possível de pessoas. O marketing social ainda não desperta na população o efeito desejado e os comportamentos ficam aquém do pretendido.Abstract. Environmental concern is increasingly noticeable in Portugal and recycling is increasing. However, the population behavior is far from ideal. There is still a considerable percentage that are not recycled. The responsibility to this problem lies not just in managing entities, the various economic operators should also be responsible, including the end consumer. Sometimes the recycle containers are not sufficient for it, and its locations are not appropriate to recycling. Eco points need to serve the entire population, thus being placed at strategic points in order to include the largest possible number of people. Social marketing has not awakened the desired effect on the population and fall short of desired behaviors.porAmbientePreocupação ambientalReciclagemResíduosPERSUMarketing socialA proximidade de ecopontos e o comportamento ambientalmaster thesis201142520