Gaspar, Ana Renata CernadasBastos, Margarida Bezerra de Sousa Lopes e2025-01-272025-01-272024-11-25http://hdl.handle.net/10400.22/29299Este projeto de pesquisa e investigação artística explora a interseção entre arte e quotidiano, utilizando a ação performativa como prática e a autoetnografia como metodologia central para refletir sobre a identidade em constante devir e como experiências aparentemente insignificantes ou negligenciadas contribuem para as narrativas pessoais. Sustenta-se na autoetnografia como metodologia, utilizando a própria vida da investigadora, particularmente a performatividade do feminino no espaço doméstico, como local de investigação artística. Socorre-se do conceito de ‘écriture féminine’ de Hélène Cixous, reconhecendo a escrita e a documentação como atos performativos, e dos movimentos artísticos proto-performativos como o Fluxus, incorporando instruções de texto, imagens e objetos como elementos que elevam ações mundanas a expressões artísticas. Inspirado na Carrier Bag Theory of Fiction (1986) de Ursula K. Le Guin, e em práticas artísticas que utilizam a vida quotidiana como material criativo o projeto enfatiza o ato de recolher e documentar experiências do dia a dia como forma de criar um arquivo vivo. Ao centrar-se no ‘espaço entre os dedos’- gestos e ações subtis da vida quotidiana - o projeto pretende revelar o impacto do quotidiano na formação da identidade e a sua investigação cria um espaço onde o performativo e a narrativa pessoal se fundem, levando a uma reavaliação do significado do quotidiano e do feminino na construção do eu como um work in progress.This research and artistic investigation project explores the intersection between art and everyday life, using performative action as a practice and autoethnography as a central methodology to reflect on identity in constant becoming and how apparently insignificant or neglected experiences contribute to personal narratives. It is based on autoethnography as a methodology, using the researcher's own life, particularly the performativity of the feminine in the domestic space, as a site for artistic research. It draws on Hélène Cixous' concept of 'écriture féminine', recognising writing and documentation as performative acts, and on proto-performative art movements such as Fluxus, incorporating text instructions, images and objects as elements that elevate mundane actions into artistic expressions. Inspired by Ursula K. Le Guin's Carrier Bag Theory of Fiction (1986, and artistic practices that use everyday life as creative material, the project emphasises the act of collecting and documenting everyday experiences as a way of creating a living archive. By focussing on the ‘space between the fingers’ - the subtle gestures and actions of everyday life - the project aims to reveal the impact of everyday life on the formation of identity and its investigation creates a space where the performative and the personal narrative merge, leading to a re-evaluation of the meaning of everyday life and the feminine in the construction of the self as a work in progress.porIdentidadeAutoetnografiaPerformatividadeQuotidianoDevirEspaço entre os dedos: andamentos de uma vidamaster thesis203845234