Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraGarcia, Ranna Kelly Rodrigues2024-12-062024-12-062024-11-11http://hdl.handle.net/10400.22/26682O projeto visa a reestruturação do processo da gestão do desempenho para todos os colaboradores e lideranças do Grupo AGÁ2 (Brasil), nas unidades Acqualimp (Extrema-Minas Gerais) e a Avanplas (Manaus-Amazonas). O objetivo geral do projeto foi rever o sistema da gestão do desempenho e a valorização do ciclo da performance para o desenvolvimento profissional. Neste projeto, utilizou-se a metodologia de investigação-ação: (1) baseada em um diagnóstico prévio com reuniões com a empresa cliente para a definição sobre a real necessidade, (2) a conceção do redesenho do processo de gestão do desempenho teve por base a revisão de literatura, a análise dos dados empíricos sobre o sistema anterior, (3) depois do planeamento aprovado pelo cliente, (4) ocorreu um período em que intervenção planeada foi totalmente implementada. Finalmente, foi realizada (5) a análise dos resultados e avaliação por parte dos colaboradores e da organização, alcançando os objetivos específicos inicialmente definidos: rever e dar a conhecer os critérios/regras, periodicidade e competências comportamentais reunidas em um manual informativo, o processo ser visto como importante para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e com participação positiva dos envolvidos. Foram ainda apresentadas sugestões de melhoria. O Ciclo da Performance revisto é constituído por 11 fases, das quais 4 são novas face ao processo anterior e vários procedimentos do processo anterior foram também revistos. Após a implementação e avaliação por parte do cliente, apontaram 9 melhorias para ciclos futuros, nas fases (1) Sessão de Comunicação (5 melhorias); (2) Identificação dos colaboradores elegíveis (2 melhorias); (4) Avaliação das Competências Comportamentais (1 melhoria) e (7) Sessão de Calibração 9 Box Geral (1 melhoria). Este projeto demonstrou a importância do processo de comunicação generalizada e da clarificação das repercussões para os colaboradores, e de que o processo de gestão do desempenho pode ser pertinente até em empresas familiares para o alcance dos objetivos organizacionais.The project aims to restructure the performance management process for all employees and leaders of the AGÁ2 Group (Brazil), at the Acqualimp (Extrema-Minas Gerais) and Avanplas (Manaus-Amazonas) units. The overall aim of the project was to review the performance management system and the valorisation of the performance cycle for professional development. In this project was used an action-research methodology: (1) based on a previous diagnosis with meetings with the client company to define the real need, (2) the conception of the redesign of the performance management process was based on the literature review, the analysis of empirical data on the previous system, (3) after the planning approved by the client, (4) there was a period in which the planned intervention was fully implemented. Finally, (5) the results were analysed and evaluated by the employees and the organisation, achieving the specific objectives initially defined: reviewing and making known the criteria/rules, periodicity and behavioural competences gathered in an information manual, the process being seen as important for the professional development of the employees and with positive participation from those involved. Suggestions for improvement were also made. The revised performance cycle consists of 11 phases, 4 of which are new compared to the previous process and several procedures from the previous process have also been revised. After implementation and evaluation by the client, they pointed out 9 improvements for future cycles, in phases (1) Communication Session (5 improvements); (2) Identification of eligible employees (2 improvements); (4) Behavioural Competence Assessment (1 improvement) and (7) General 9 Box Calibration Session (1 improvement). This project has demonstrated the importance of a widespread communication process and clarifying the repercussions for employees, and that the performance management process can be relevant even in family businesses for achieving organisational objectives.porGestão do desempenhoComunicaçãoAvaliação de desempenhoInvestigação-açãoEstudo de casoProjeto de implementaçãoPerformance managementImplementation projectCommunicationCase studyPerformance evaluationAction researchReestruturação do processo de gestão do desempenho numa empresa familiar do setor industrialmaster thesis203748263