Ferreira, Fernando JoséCosta, André Matias de Castro2019-11-132019-11-132019http://hdl.handle.net/10400.22/14814O principal objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento de ligações entre elementos estruturais. Esses elementos fazem parte de um kit de perfil de alumínio estrutural conhecido comercialmente como "Co-Bolt", que foi patenteado pela Hess AG. Essa designação está relacionada ao tipo de conexão dos perfis de alumínio. Os perfis têm uma secção transversal particular que contempla umas calhas permitindo uma ligação aparafusada entre os perfis. Essas ligações usam reforços triangulares parafusos e fêmeas. Essa tecnologia é aplicada em estruturas de autocarros, onde sistemas semelhantes podem ser encontrados em perfis tipo Bosch para a estruturas de máquinas. Este trabalho vem no âmbito de um desafio proposto pela empresa CaetanoBus com o objetivo de ser ponto inicial no desenvolvimento de um novo projeto usando este tipo de solução estrutural. O objetivo final da empresa é desenvolver uma estrutura que contempla essa tecnologia e a aprovação do Regulamento 66 . Na revisão bibliográfica será apresentada o Estado da Arte das carroçarias de autocarros, fazendo uma abordagem do tipo de indústria, tipos de chassis e típicas soluções construtivas das carroçarias. Será também mencionado o Regulamento 66. Este regulamento estabelece os parâmetros de resistência de uma estrutura de autocarros em situação de capotamento. Neste capítulo será apresentado o tema sobre ligas de alumínio e tratamentos térmicos de perfis obtidos por extrusão. No final deste capítulo será apresentado o tema sobre ligações aparafusadas. Nos capítulos de desenvolvimento serão apresentados todos dos elementos de uma carroçaria construída com a tecnologia Co-Bolt. Serão apresentados os testes físicos e de todas as atividades complementares assim como uma simulação numérica não linear com o objetivo de relacionar com resultado do teste físicoThe main goal of this work is to evaluate the behavior of the connection of some structural elements. These elements are part of a structural aluminum profile kit commercially known as "Co-Bolt", which was patented by Hess AG. This designation is related to the type of the aluminum profiles connection. The profiles have a particular cross-section which have a rail-shaped area, allowing a bolted connection between profiles. These connections use triangular reinforcements and threaded fasteners. This technology is applied in bus structures, where similar systems can be found in Bosch’s profiles for machine base structure. This work comes within the scope of a challenge proposed by CaetanoBus company with the goal of being a kick-off in the development of a new project using this type of structural solution. The ultimate goal for the company is to develop a complete body structure using this technology and get the Regulation 66 rollover approval. The State of the Art of bus bodies will be presented in the bibliographic review, approaching the chassis industry and body construction solutions regularly used. Regulation 66 will also be mentioned, on which establishes the requirements for the behavior of a bus structure in a rollover situation. This chapter will cover aluminum alloys and heat treatment of extruded profiles as well as bolted connection approach. The elements of Co-Bolt technology built bus will be introduced in the development chapter. A presentation of the physical testing and all complementary activities will lead to the last step of this chapter, describing a numerical nonlinear simulation with the goal of approaching the obtained physical test result, allowing us to validate the numerical analysis method.porLigação Perfis AlumínioSuperestruturas de AutocarrosLigações AparafusadasCoBolt®Regulamento UNECE R66Ensaios LaboratoriaisMétodo dos Elementos FinitosAnálise ComputacionalAnsys Workbench®Connection Aluminum ProfilesBus SuperstructureBolted ConnectionsUNECE Regulation R66Laboratory TestsFinite Element MethodComputational AnalysisAvaliação do desempenho de ligações aparafusadas em perfis de alumínio aplicados em superestruturas de autocarrosmaster thesis202295516