Ribeiro, Leonardo José da SilvaRech, Chayanne Possamai Della2021-07-212021-07-212021http://hdl.handle.net/10400.22/18141O estudo apresentado por meio deste trabalho fundamenta-se na análise e resolução de problemas reais apresentados durante o processo de vulcanização, uma importante etapa na fabricação de pneus, responsável por atribuir à borracha as propriedades necessárias para a aplicação desejada. O problema em questão está relacionado à ocorrência de furos na superfície do diafragma, sendo este o componente inflável encarregado por conferir formato ao pneu através da sua prensagem contra o molde. A metodologia utilizada se estruturou, primordialmente, no estudo integral do processo, delimitando e caracterizando cada etapa de funcionamento e associando seus parâmetros específicos a possíveis desgastes do material. Através da demarcação de variáveis, internas ou externas ao maquinário, que poderiam interferir na durabilidade dos diafragmas, o estudo centralizado de cada um dos parâmetros baseou-se no seu isolamento e na observação da resposta do material à sua variação, tencionando a determinação das sensibilidades do sistema. O método aplicado a cada variável foi considerado o ideal para seu estudo, envolvendo a análise do histórico de falhas da empresa, o planeamento de testes práticos e a abordagem matemática e física do problema, embasando os efeitos observados e adiantando teoricamente a resposta do sistema a possíveis alterações. Os resultados obtidos por método matemático antecipam a economia de tempo de enchimento dos diafragmas, através da utilização de válvulas com maiores KVS ou com maiores percentagens de abertura, bem como garantem a maior sensibilidade deste tempo ao volume total do sistema a ser preenchido por vapor, perante a pouca influência gerada pelas perdas de carga dos canais de distribuição ou demais factores considerados. Através da análise das dimensões dos artigos, determinou-se desprezável a influência da variação da espessura do diafragma na percentagem de falhas sofridas, ao contrário do apresentado pela análise da posição do fluido, que representou uma considerável preponderância da falha nas extremidades do componente, em relação a posição central. As demais análises necessárias foram planeadas, justificadas e estruturadas de acordo com as possibilidades da empresa, de modo a cumprir o levantamento de dados futuros, garantindo a convergência nos resultados necessário para a optimização do sistema.The study presented through this work is based on the analysis and resolution of real problems presented during the vulcanization process, an important step in the manufacture of tires, responsible for attributing to rubber the necessary properties for the desired application. The problem in question is related to the occurrence of holes in the diaphragm surface, this being the inflatable component responsible for giving shape to the tire through its pressing against the mold. The methodology used was structured, primarily, in the integral study of the process, delimiting and characterizing each stage of operation and associating it specific parameters to possible wear of the material. Through the demarcation of variables, internal or external to the machinery, which could interfere in the durability of the diaphragms, the centralized study of each of the parameters was based on its isolation and on the observation of the material's response to its variation, intending to determine the sensitivities of the system. The method applied to each variable was considered ideal for its study, involving the analysis of the company's failure history, the planning of practical tests and the mathematical and physical approach to the problem, basing the observed effects and theoretically advancing the system's response to possible changes. The results obtained by mathematical method anticipate the saving of diaphragm filling time, through the use of valves with higher KVS or with higher opening percentages, as well as guaranteeing the greater sensitivity of this time to the total volume of the system to be filled by steam, in view of the little influence generated by the load losses of the distribution channels or other factors considered. Through the analysis of the dimensions of the articles, the influence of the variation of the diaphragm thickness in the percentage of failures suffered was negligible, in contrast to the one presented by the analysis of the fluid position, which represented a considerable preponderance of the failure at the ends of the component, in relation to the central position. The other necessary analyzes were planned, justified and structured according to the company's possibilities, in order to comply with the survey of future data, guaranteeing the convergence in the results necessary for the optimization of the system.porVulcanizaçãoFalhaDiafragmaParâmetrosVulcanizationFailureDiaphragmParametersDeterminação das condições ideais de enformação dos diafragmas de borracha na vulcanização de pneusreport