Pinto, José AlexandreMascarenhas, DanielaSilva, Susana Madalena Pombo2019-10-292019-10-2920192019http://hdl.handle.net/10400.22/14757O presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) que, por sua vez, está agregada no ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Com o intuito de descrever reflexivamente o percurso formativo do último ano, a professora estagiária teve com o relatório a possibilidade de procurar evidenciar, através da análise da ação educativa, o trabalho desenvolvido nas regências e nos projetos, bem como as opções metodológicas sustentadas por pressupostos teóricos e legais. Este é um documento de cariz obrigatório, visto que habilita a docência nos ciclos e áreas supramencionados. O percurso construído e que se procura espelhar no relatório seguiu uma metodologia de investigação-ação, pelo seu caráter cíclico de conhecimento, conferido pelas quatro fases que lhe são inerentes: observação, planificação, ação e reflexão. Esta metodologia possibilitou à professora estagiária a identificação de novas formas de intervenção, aferindo o seu trajeto académico e possibilitando exercer uma melhor ação educativa. Assim, teve sempre presente as palavras de Malala Yousafzai (prémio nobel da paz em 2014): “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”, com esta diretriz assumiu o seu percurso académico, transformando o lema de Malala no título do seu relatório.This report comes in the field of the course Supervised Educational Practice (SEP), inserted in the study cycle of the Master in Teaching of 1st Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences of 2nd CBE. In order to describe reflexively the last year’s formative path, the student had, with this report, the possibility of trying to show, through the analysis of the educational action, the work developed in the regencies and projects, as well as the methodological options sustained by theoretical and legal assumptions. This is a mandatory document, as it enables teaching in the above-mentioned cycles and areas. The path constructed, that sought to reflect in the report, followed and action research methodology, due to its cyclical character of knowledge, conferred by the four inherent phases: observation, planning, action and reflection. This methodology enabled the student to identify new ways of intervention, assessing her academic path and enabling a better educational action. Thus, the words of Malala Yousafzai (Nobel Peace Prize in 2014) were always kept in mind: “A child, a teacher, a book and a pen can change the world”, with this guideline she assumed her academic path, transforming Malala’s motto on the title of this report.porPrática de ensino supervisionadaInvestigação-açãoReflexãoColaboraçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalUma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundomaster thesis202310485