Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira BarbosaOliveira, Luciana Gomes deSilveira, Laura Regine2021-12-162021-12-162021-11-26http://hdl.handle.net/10400.22/19116With the Covid-19 pandemic in 2020 as a context, this research aims to understand the implementation of emergency remote education in a Brazilian public education institution, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso do Sul (IFMS ), focusing on the challenges faced and the initiatives taken in this regard. Through the exploratory research methodology and case study, and qualitative approach, primary data was collected through semi-structured interviews with twelve IFMS managers, and analysis of institutional documents regarding the theme and related issues relevant, including, also, analysis of the Virtual Teaching and Learning Environment (Avea-Moodle) and the modifications made in it to meet the new demand imposed by the implementation of non-presential activities in the institution. As a result, the challenges and perceived initiatives were categorized and analyzed into six dimensions: diagnosis, for understanding the realities of servers and students; normative, since there were numerous adapted official documents and guidelines collaboratively constructed for the offer of non-face-to-face activities; technological and logistics, in which the IFMS was successful in promoting digital access with computer loans and student aid for hiring internet and mobile telephony; didactic-pedagogical, the most challenging dimension, with the difficulties faced by teachers and students in the transposition of physical to non-face-to-face pedagogical methodologies and practices; the psychological support offered to them so that they could deal with the impacts of the pandemic on mental health was the main initiative regarding the social, affective or psychological dimension; and the economic situation of students and their families, aggravated by the pandemic, was the challenge most addressed in the last dimension, economic/financial, with institutional initiatives to minimize impacts.Com a pandemia da Covid-19 no ano de 2020 como contexto, esta pesquisa tem como objetivo compreender a implementação da educação remota emergencial em uma instituição de ensino pública brasileira, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), com enfoque nos desafios enfrentados e nas iniciativas tomadas frente a isso. Por meio da metodologia de pesquisa do tipo exploratória e do estudo de caso, e abordagem qualitativa, a coleta de dados primários se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com doze gestores do IFMS, e análise de documentos institucionais a respeito da temática e de assuntos correlatos relevantes, incluindo, ainda, análise do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea-Moodle) e as modificações realizadas nele para atendimento à nova demanda imposta pela implementação das atividades não presenciais na instituição. Como resultados, os desafios e as iniciativas percebidos foram categorizados e analisados em seis dimensões: diagnóstica, para compreensão das realidades de servidores e estudantes; normativa, já que foram inúmeros os documentos oficiais adaptados e diretrizes construídas colaborativamente para a oferta das atividades não presenciais; tecnológica e logística, na qual o IFMS obteve êxitos na promoção de acesso digital com empréstimo de computadores e auxílios estudantis para contratação de internet e telefonia móvel; didático-pedagógica, a dimensão mais desafiadora, com as dificuldades enfrentadas por professores e estudantes na transposição das metodologias e práticas pedagógicas presenciais físicas para o não presencial; o apoio psicológico ofertado a eles para que pudessem lidar com os impactos da pandemia na saúde mental foi a principal iniciativa no que tange à dimensão social, afetiva ou psicolológica; e a situação econômica dos estudantes e suas famílias, agravada pela pandemia, foi o desafio mais abordado na última dimensão, econômica/financeira, com iniciativas institucionais para minizar os impactos.porEducação remota emergencialInstituição de ensino brasileiraCovid-19Estudo de casoEmergency remote educationBrazilian educational institutionCovid-19Case studyAnálise da educação remota emergencial durante a pandemia da Covid-19: o caso do Instituto Federal de Mato Grosso do Sulmaster thesis202815676