Alves, Cidália Laurinda da Costa FerreiraBernardes, Cátia Sofia Tomé2016-12-192016-12-192013http://hdl.handle.net/10400.22/8873O presente trabalho tem como principal objetivo, observar a eficácia de uma intervenção que envolve a implementação de algumas metodologias/estratégias na realização de atividades programadas e desenvolvidas no contexto escolar, na valência de Terapia da Fala. A intervenção visou a promoção de competências comunicativas, linguísticas e de fala de uma aluna inserida na problemática dos alunos com incapacidade no domínio sensorial, por apresentarem surdez e limitações motoras e cognitivas associadas. Desta realidade surgiu o tema deste trabalho, cuja pertinência se deve não só, à necessidade emergente de aprofundar conhecimentos teóricos relativos às temáticas da surdez e da multideficiência em geral, como também de descrever as principais características, nomeadamente as limitações da aluna, de forma a comprovar não só a necessidade de recursos humanos adequados à especificidade da problemática apresentada, como também de implementar metodologias/estratégias diferenciadas que favorecem o desenvolvimento de competências diversas. Procedeu-se a um estudo de caso único, intrínseco e instrumental de uma aluna, que frequenta o 5º ano de escolaridade, com medidas educativas previstas pelo Decreto-Lei 3/2008. Do estudo consta, a descrição do contexto educativo e da aluna. Para tal, foi necessário recorrer à realização de uma entrevista semiestruturada dirigida à Encarregada de Educação e à análise de fontes documentais constantes do processo educativo da aluna. Os resultados da avaliação final refletem a eficácia do plano de intervenção, dada a promoção de competências nos vários domínios, em articulação estrita e direta com docentes de Educação Especial, formadores e intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.The present work has as main objective to observe the effectiveness of an intervention that involves the implementation of some methods / strategies in the performance of activities planned and developed in the school context, under the scope of Speech Therapy. The intervention aimed to promote communication skills, language and speech of a student inserted in the issue of students with disabilities in the sensory realm, by presenting deafness and associated cognitive and motor limitations. From this reality emerged the theme of this work, whose relevance is due not only to the emerging need for further theoretical knowledge concerning issues of deafness and multiple disabilities in general, but also to describe the main features, including the limitations of the student, in order to demonstrate not only the need for adequate human resources in the area of the specific issue presented, as well as to implement methodologies / differentiated strategies that favor the development of diverse skills. In this order was proceeded a single case study, intrinsic and instrumental, of a student who attends the 5th grade with educational measures provided by the Decree-Law 3/2008. This study performs a description of the student and his educational context, for what was necessary the conduction of a semi-structured interview addressed to the student´s educational tutor, as well as the analysis of the documentary sources listed in the educational process. The final assessment results reflect the effectiveness of the intervention plan, given the promotion of skills in various fields, in conjunction with strict and direct Special Education teachers, trainers and Portuguese Sign Language Interpreters.porSurdezMultideficiênciaEducação bilingueTerapia da Fala (TF)DeafnessMultiple disabilitiesBilingual educationSpeech therapyA surdez na multideficiência: estudo de casomaster thesis201613700