Canha, Manuel Bernardo QueirozPinto, Pedro Nuno da Silva2018-02-222018-02-2220172017http://hdl.handle.net/10400.22/11030O presente Relatório Final de Estágio resulta de uma reflexão realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês, Francês ou Espanhol no Ensino Básico. A sua temática baseia-se no recurso e na aptidão da arte e do cinema no ensino, enquanto elementos dinamizadores do desenvolvimento de competências na aula de língua estrangeira. Nessa perspetiva, são explorados os conceitos de arte, cinema, plurilinguismo, pensamento crítico e o do perfil do professor de línguas estrangeiras. Através deste relatório reflito sobre as minhas práticas pedagógicas e procuro compreender a evolução do meu pensamento enquanto docente, à luz da temática deste trabalho. O método de investigação usado tem por base um processo de análise reflexiva e documental, assente respetivamente no estudo teórico dos conceitos supra identificados e das planificações das aulas e relatórios de estágio, desenvolvidos ao longo de todo o mestrado. Estruturalmente, este trabalho apresenta, assim, uma primeira parte, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos subjacentes ao tema em estudo, os quais suportam as propostas e conclusões realizadas na segunda parte, de carácter essencialmente prático.The current Final Practice Report, results from a reflection carried out in the Educational Practice within the Mestrado em Ensino do Inglês, Francês ou Espanhol no Ensino Básico. Its theme is based on the appeal and aptitude of art and cinema, as elements of the development of competences in the foreign language class. From this perspective, the concepts of art, cinema, plurilingualism, critical thinking and the profile of the teacher of foreign languages are explored. Throughout this report I reflect on my pedagogical practices trying to understand the evolution of my thinking as a teacher according with the theme. The research method used is centred on a process of reflective and documentary analysis, based respectively on the theoretical study of the concepts identified above and the class planning and internship reports developed throughout the master's degree. Structurally, this Final Practice Report presents a first part, which explores the theoretical and methodological principles underlying the topic under study, which support the proposals and conclusions made in the second part, essentially practical.porArteEnsino pela arteCinemaPerfil do professor de língua estrangeiraPlurilinguismoPensamento críticoArtTeaching through artProfile of the foreign language teacherPlurilingualismCritical thinkingA arte na aprendizagem. O cinema enquanto fator dinamizador do desenvolvimento de competências na aula de língua estrangeiramaster thesis201890410