Bessa, RuiSilva, Marta Santos da2025-08-212025-08-2120252025http://hdl.handle.net/10400.22/30318O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical (EM) no Ensino Básico (EB) na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. O documento articula a componente prática com o desenvolvimento de um projeto de investigação, realizado ao longo do ano letivo de 2024/2025. O relatório organiza-se em três partes principais: Observação da Prática Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, desenvolvido em subcapítulos. No primeiro capítulo, descreve-se a fase inicial da PES, centrada na observação da prática de ensino da EM no contexto do EB. Esta etapa foi essencial para compreender as metodologias e dinâmicas presentes no ensino da música em contexto real. No segundo capítulo, é feita uma contextualização da Escola Básica e Secundária de Lustosa, local onde decorreu a PES. Neste segmento, apresento as características da instituição e da turma atribuída, bem como o cronograma das atividades desenvolvidas ao longo do ano. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “Adaptação de professores de música do 1.º ciclo a turmas com alunos de Necessidades Adicionais de Suporte”. Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias pedagógicas adotadas por docentes em contextos inclusivos. O estudo segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a revisão de literatura, observações e entrevistas para a recolha e análise dos dados.This report was prepared within the context of the Supervised Teaching Practice (PES) course, part of the Master's in Music Education (EM) in Basic Education (EB) at the Higher School of Education (ESE) of the Polytechnic Institute of Porto. The document articulates both the practical component with the development of a research project carried out through the academic year of 2024/2025. The report is organized into three main parts: Observation of Musical Practice in the 2nd Cycle of Basic Education, Supervised Teaching Practice, and the Research Project, developed in subchapters. In the first chapter, the initial phase of PES is described, which is focused on the observation of the teaching practice of EM in the context of EB. This stage was essential to understand the methodologies and dynamics present in the teaching of music in a real context. The second chapter provides a contextualization of the Basic and Secondary School of Lustosa, where the PES took place. This section presents the characteristics of the institution and the assigned class, as well as the timeline of activities developed throughout the year. The third chapter presents the research project entitled “Adaptation of 1st Cycle Music Teachers to Classes with Students Requiring Additional Support.” This study´s purpose is to analyze the pedagogical strategies adopted by teachers in inclusive settings. The study follows a qualitative approach, using literature review, observations, and interviews for data collection and analysis.porPrática de ensino supervisionadaEducação musicalInclusãoNecessidades adicionais de suporteAdaptação pedagógica1.º ciclo do Ensino BásicoSupervised teaching practiceMusic educationInclusionAdditional aupport needsPedagogical adaptation1st cycle of Basic EducationAdaptação de professores de música a turmas de 1º ciclo com alunos de necessidades adicionais de suportemaster thesis203997697