Correia, Aldina Isabel de AzevedoSousa, Sandra P.Sampaio, Maria de Fátima Magalhães2022-01-112022-01-1120212021http://hdl.handle.net/10400.22/19394Definir Empreendedorismo tem sido uma tarefa difícil, mas mais difícil é tentar medir os fatores que influenciam o empreendedorismo, nomeadamente, ao nível do município. Este tipo de avaliação é essencial para avaliar a política municipal e/ou nacional de incentivo ao empreendedorismo. Com este estudo pretende aferir-se quais as características dos municípios portugueses que influenciam o empreendedorismo. Para tal, é utilizada uma base de dados que contém informação, relativa aos anos de 2013-2018, sobre os 278 municípios de Portugal Continental. Com recurso ao método de regressão linear múltipla, avalia-se quais as características do empreendedor e regionais, o funcionamento das instituições financeiras e o ambiente económico dos municípios, que influenciam o empreendedorismo. Os resultados indicam que as instituições financeiras, a faixa etária dos 25 aos 34 anos e a taxa de desemprego têm um impacto significativo e negativo na criação de novas empresas. Por outro lado as faixa etária do indivíduo entre os 35 e os 64 anos, a densidade populacional, a educação, salário e os impostos têm uma influência significativa e positiva na criação de novas empresas. Procedeu-se à análise de dados em painel e os resultados, pelo efeitos fixos, alteraram, bem como o nível de significância, mostrando que existem características não observáveis que influenciam o empreendedorismo nos municípios. Para além disso, agruparam-se os municípios em clusters para tentar perceber se os aglomerados empresariais influenciam o empreendedorismo, chegando-se à conclusão que os municípios que têm mais densidade populacional e maior taxa de escolarização formam aglomerados empresariais existindo mais empreendedores.porEmpreendedorismoMunicípiosRegressão Linear MúltiplaDados em painelClustersCaracterísticas dos Municípios Portugueses que favorecem o Empreendedorismomaster thesis202899616