Araújo, Sara de BarrosSousa, Joana Gomes de2017-01-032017-01-0320142014http://hdl.handle.net/10400.22/9095O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este centra-se na descrição, análise e reflexão do trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica, nos contextos de creche e pré-escolar. Assim, tornou-se pertinente a articulação de referentes teóricos com a prática desenvolvida, de forma a promover uma postura coerente e indagadora. O relatório de estágio encontra-se sustentado na metodologia de investigação-ação, integrando utilização de diferentes processos essenciais, como a observação, planificação, ação e reflexão. Estes processos apoiaram o desenvolvimento do processo reflexivo de forma a compreender e a melhorar as práticas. Neste sentido, o presente relatório, tem como um dos principais objetivos possibilitar à mestranda a abordagem do seu percurso, evidenciando as suas aprendizagens e refletindo sobre as mesmas, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional na área da educação de infância. Perante esta metodologia, torna-se basilar que o educador de infância apresente um olhar observador e atento, de forma a compreender as caraterísticas das crianças, respeitando as suas necessidades e os seus interesses. Assim, revelase importante que o educador se questione assiduamente e que tenha sempre presente que a formação não deve ser estanque, mas sim uma responsabilidade a desenvolver ao longo da vida.This report on the professional qualification traineeship arises within the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Masters in Preschool Education. It focuses on the description, analysis and reflection on the master's student work along the pedagogical practice in the contexts of day care and preschool. Therefore, it has become pertinent an articulation between theoretical referents and developed practice, in order to promote a consistent and inquiring attitude. The traineeship report is sustained in action-research methodology, leading to the use of different essential instruments such as observation, planning, action and reflection. These tools support the development of a reflective process in order to understand and improve practice. In this sense, one of this report main objetive is to enable the graduate student to approach her route, showing her learning and reflecting on it, promoting her personal and professional development in the field of early childhood education. Given this methodology, it becomes fundamental that the kindergarten teacher develops an observer and watchful eye, in order to understand children characteristics, respecting their needs and interests. Thus it’s proved important the educator questions assiduously and has always present that training should not be an end, but a responsibility to develop lifelong.porDesenvolvimento profissionalEducação de infânciaInvestigação-açãoEducador de infânciaProfessional developmentChildhood EducationAction researchChildhood educatorRelatório de Estágiomaster thesis201522373