Santos, José Duarte da RochaMartins, Elisabete Pinho Fernandes2024-01-292023-11-20http://hdl.handle.net/10400.22/24779Imagem perfeita, corpo escultural, moda, são temas que cada vez mais estão presentes nas redes socais. Como um canal de comunicação interativo e eficaz, as redes sociais são cada vez mais utilizadas pelas empresas como forma de divulgação. Influenciadores digitais, através das suas vastas listas de seguidores conseguem chegar a públicos que, talvez, uma empresa por canais de comunicação convencionais, nunca chegaria. O presente estudo, tem o objetivo de perceber a influência que as redes sociais e os seus influenciadores podem ter em relação aos padrões de beleza. A seguinte questão de investigação orienta o trabalho desenvolvido: “Os influenciadores das redes sociais condicionam os padrões de beleza?” O estudo empírico desenvolvido foi de cariz quantitativo com recurso a um questionário online que permitiu obter 344 respostas válidas. Estatisticamente utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman, que permitiu confirmar dez hipóteses e verificar relações existentes entre quatro dos cinco construtos utilizados. Assim, concluiu-se que a confiança no influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e para a formação do estereótipo de beleza, assim como, aumenta a identificação com o influenciador e aumenta a satisfação corporal; a credibilidade do influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e do estereótipo de beleza, aumenta a identificação com o influenciador, aumenta a confiança no influenciador e também a satisfação corporal; a identificação com o influenciador nas redes sociais contribui para a formação do estereótipo de género e do estereótipo de beleza, assim como, aumenta a satisfação corporal; o estereótipo de beleza apresentado nas redes sociais contribui para influenciar a satisfação corporal.Perfect image, sculptured body, fashion - these are themes that are increasingly present on social networks. As an interactive and effective communication channel, social networks are increasingly used by companies as a means of promotion. Digital influencers, through their vast lists of followers, are able to reach audiences that perhaps a company would never reach through conventional communication channels. This study aims to understand the influence that social networks and their influencers can have on beauty standards. The following research question guides the work carried out: "Do social media influencers influence beauty standards?" The empirical study was quantitative in nature, using an online questionnaire which produced 344 valid responses. Spearman's correlation coefficient was used statistically, confirming ten hypotheses and verifying relationships between four of the five constructs used. It was thus concluded that trust in the influencer on social media contributes to the formation of the gender stereotype and the formation of the beauty stereotype, as well as increasing identification with the influencer and body satisfaction; the credibility of the influencer on social media contributes to the formation of the gender stereotype and the beauty stereotype, increases identification with the influencer, increases trust in the influencer and also body satisfaction; identification with the influencer on social media contributes to the formation of the gender stereotype and the beauty stereotype, as well as increasing body satisfaction; the beauty stereotype presented on social media contributes to influencing body satisfaction.porRedes sociaisInfluenciadoresPadrões de belezaImagem perfeitaSocial networksBeauty standardsInfluencersThe perfect image.A Influência das Redes Sociais nos Padrões de Belezamaster thesis203486315