Jesus, ÂngeloSilva, ArmandoPeres, PaulaOliveira, Lino2019-07-042019-07-042017978-989-99598-9-7http://hdl.handle.net/10400.22/14258A inovação pedagógica no apoio ao estudo individual e personalizado dos estudantes, constitui um dos vectores essenciais para garantir a qualidade da oferta educativa. A implementação de um processo de ensino-aprendizagem plenamente interativo no ensino presencial, nem sempre se revela fácil, essencialmente em turmas de grandes dimensões. Na tentativa de ultrapassar alguns dos obstáculos inerentes a esses processos, este artigo apresenta a descrição de uma atividade pedagógica com recurso ao Socrative. Com esta ferramenta o professor pode disponibilizar as atividades ficando imediatamente acessíveis a cada estudante. As respostas podem ser representadas de diferentes formas, permitindo uma leitura rápida, em função do tipo de resposta que pode ser por escolha múltipla, verdadeiro/falso ou respostas curtas. Inicialmente os alunos foram surpreendidos pela utilização do telemóvel na sala de aula. Esta surpresa levou depois ao empenho na resolução dos quizzes e estimulou a discussão de tópicos e conceitos dentro dos diferentes conteúdos.porSocrativeInovação PedagógicaMobile LearningA aprendizagem colaborativa com o Socrativeconference object