Boal-Palheiros, GraçaSalgueiro, Sérgio Luís Carvalho2022-02-142022-02-1420212021http://hdl.handle.net/10400.22/19970O presente relatório traduz a experiência no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. É apresentada uma caracterização da instituição de ensino e dos agentes educativos envolvidos neste processo. É exposta uma reflexão mais aprofundada acerca da observação e da prática supervisionada, e dos processos de aprendizagem a ela inerentes. Neste ponto, será refletido o importante trabalho de cooperação e supervisão. É feita uma apresentação do cronograma de atividades desenvolvidas que estão a par com o currículo nacional da Educação Musical no ensino básico, bem como suportadas em autores de referência no âmbito da didática e pedagogia. Por fim, será exposto o trabalho de investigação desenvolvido, que teve como objetivo estudar o impacto da pandemia por Covid-19 no ensino da Educação Musical no 2º ciclo do ensino básico (32 sexo feminino, 68.1%). Este estudo contou com 47 docentes avaliados por meio de um questionário online que aferiu as dificuldades e alterações sentidas durante e após o período de confinamento.This report reflects the experience under the Master’s Degree in Music Education. A characterization of the educational institution and the educational agents involved in this process is presented. A deeper reflection on observation and supervised practice, and the learning processes inherent to it, is exposed. In this regard, the important work of cooperation and supervision will be reflected. The schedule of activities developed that are in line with the national curriculum of Music Education in basic education, as well as supported by reference authors in the scope of didactics and pedagogy will be presented. Finally, the research work will be exposed, which aimed to study the impact of the Covid- 19 pandemic on the teaching of Music Education. This study comprise 47 music theachers (32 females, 68.1%). evaluated through an online questionnaire that measured the perception of difficulties and changes during and after the confinement periodporEducação musicalPrática de ensino supervisionadaPandemiaCovid-19ConfinamentoAulas à distânciaMusic educationSupervised teaching practicePandemicLockdownOnline teachingImpacto da pandemia por Covid-19 no ensino da Educação Musical no 2.º Ciclo do ensino básico: a perspetiva docentemaster thesis202940926