Silva, Pedro Bruno Mendonça daOliveira, Xavier de Almeida2024-01-232024-01-232023-11-28http://hdl.handle.net/10400.22/24628O fenómeno em análise na presente dissertação representa um tema bastante debatido no atual contexto de digitalização e globalização, com importância crescente para as empresas de diversas áreas de atividade, uma vez que a correlação entre empreendedorismo e digitalização pode servir como vantagem competitiva. Por este motivo, torna-se pertinente estudar o impacto que a digitalização terá na atividade empreendedora. No entanto, é necessário, numa primeira fase, compreender a relação entre as variáveis, de forma a preceder se estas se relacionam e de que forma o fazem e descobrir quais as tecnologias inerentes à digitalização que terão impacto na atividade empreendedora. Para tal, na realização desta dissertação foram levantadas várias questões “Qual o impacto que a digitalização poderá ter na atividade empreendedora nos países da UE?”, “Qual a relação entre a digitalização e a atividade empreendedora ?”, Qual o impacto do Crescimento económico e da Digitalização na Actividade empreendedora ?” e “Quais as variáveis/ drivers que poderão explicar a relação entre o Crescimento económico, Digitalização e a Actividade empreendedora?”. Para a realização deste estudo, e de forma a ser possível responder às 3 questões de investigação, foram utilizados dados disponíveis no The World Bank e na Eurostat para o período compreendido entre 2010 a 2022, relativos aos 4 países da União Europeia (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia), procedendo à utilização de métodos de estimação econométrica adequados e recorrentes para uma dada amostra com dados em painel; mais especificamente estimação de modelos lineares de efeitos fixos e efeitos aleatórios com correção ao enviesamento.Os resultados obtidos mostraram, notoriamente, que a digitalização tem um impacto significativo na atividade empreendedora, através da presença das tecnologias da informação intrínsecas, tanto nas empresas, como nos países. Deste modo, o presente estudo pode apoiar e contribuir no apoio à tomada de decisão com base na escolha e na adoção das tecnologias digitais na gestão operacional dass empresas, contribuindo para que estas consigam aproveitar todos os benefícios resultantes da digitalização e das suas tecnologias.The topic under analysis in this dissertation is a highly debated one in the current context of digitalisation and globalisation, with growing importance for companies in many different areas of activity, since the correlation between entrepreneurship and digitalisation can serve as a competitive advantage. For this reason, it is pertinent to study the impact that digitalisation will have on entrepreneurial activity. However, it's necessary to first understand the relationship between the variables to find out whether and how they are related and to discover which technologies inherent in digitalisation will have an impact on entrepreneurial activity. For this purpose, this dissertation asked several questions: "What impact could digitalisation have on entrepreneurial activity in European Union countries?", " What is the relationship between digitalisation and entrepreneurial activity?", " What is the impact of economic growth and digitalisation on entrepreneurial activity?" and " What variables/drivers could explain the relationship between economic growth, digitalisation and entrepreneurial activity?". To carry out this study, and in order to answer the research questions, data available from The World Bank and Eurostat were used for the period 2010 to 2022, for the 4 countries of the European Union (Denmark, Finland, Norway and Sweden), using the appropriate and recurring econometric estimation methods for a given sample with panel data; more specifically, estimation of linear fixed effects and random effects models with bias correction. The results obtained clearly show that digitalisation has a significant impact on entrepreneurial activity, through the presence of intrinsic information technologies in both companies and countries. In this way, this study can provide support for decision-making based on the choice and adoption of digital technologies in the operational management of companies, helping them to take advantage of all the benefits resulting from digitalisation and its technologies.porDigitalizaçãoEmpreendedorismoTransformação digitalTecnologias digitaisDigitalisationDigital technologiesEntrepreneurshipDigital transformationO impacto da Digitalização na Atividade Empreendedoramaster thesis203476719