Pereira, Filipe Alexandre de SousaSantos, Adriano Manuel de AlmeidaAZEVEDO, INÊS SILVA2025-10-172025-10-172025-09-25http://hdl.handle.net/10400.22/30634As aplicações de automação na educação facilitam o processo de aprendizagem em diversos setores, desempenhando um papel crucial na formação de profissionais da área. Este projeto consistiu no desenvolvimento e implementação de uma bancada didática em automação, integrada com múltiplas tecnologias da Indústria 4.0 num único sistema modular e acessível, ainda pouco explorado em soluções comerciais e académicas, com o objetivo de apoiar o ensino e a aprendizagem. O sistema foi desenvolvido para colmatar lacunas identificadas noutros sistemas de aprendizagem, tanto comerciais como de instituições de ensino. A sua avaliação foi realizada através de exercícios práticos e inquéritos a utilizadores. Os resultados demonstram que a bancada constitui uma ferramenta eficaz para o ensino em automação industrial, adequada para apoiar utilizadores iniciantes e, simultaneamente, motivadora para utilizadores mais experientes. Assim, o trabalho evidencia que a solução desenvolvida destaca-se como uma alternativa mais completa e acessível, capaz de ampliar as oportunidades de ensino em automação industrial.Automation applications in education facilitate the learning process across various sectors, playing a crucial role in the training of professionals in the field. This project consisted of the development and implementation of a didactic automation workstation, integrating multiple Industry 4.0 technologies into a single modular and accessible system, still rarely explored in commercial and academic solutions, with the aim of supporting teaching and learning. The system was developed to address gaps identified in other learning systems, both commercial and educational. Its evaluation was carried out through practical exercises and user surveys. The results demonstrate that the workstation constitutes an effective tool for teaching industrial automation, suitable for supporting novice users while simultaneously motivating more experienced users. Thus, the work highlights that the developed solution stands out as a more complete and more accessible alternative, capable of expanding teaching opportunities in industrial automation.porAutomationDidactic benchPLCEducationEngineeringAutomaçãoBancada didáticaIndustry 4.0Indústria 4-0EducaçãoEngenhariaDesenvolvimento de um sistema de aprendizagem em automação industrialDevelopment of a learning system in industrial automationmaster thesis204019214