Boal-Palheiros, GraçaSilva, Mariana Allen Valente Cardoso da2023-10-232023-10-2320232023http://hdl.handle.net/10400.22/23753O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrando em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação – ESE do Instituto Politécnico do Porto. No primeiro capítulo, reflete-se sobre a importância da prática de observação na formação docente, descrevendo-se as práticas pedagógicas e os ensinamentos que as mesmas proporcionam. No segundo capítulo, descreve-se uma reflexão acerca do trabalho pedagógico desenvolvido, a qual incide sobre as variáveis que configuram a prática educativa e os desafios que estas representam, e uma descrição das opções tomadas, fundamentada nas perspetivas de autores com relevância no âmbito da Educação Musical. O terceiro capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação, intitulado “Preferências musicais das crianças de meios desfavorecidos”, que propõe analisar as preferências musicais de crianças do 2º ano de escolaridade de meios desfavorecidos da cidade do Porto, fazendo uma correlação com o estatuto socioeconómico das mesmas. O estudo realça a importância das preferências musicais para o desenvolvimento da Educação Musical permitindo aos docentes ganharem alguma consciência para a realidade dos meios desfavorecidos e transportando essas preferências musicais para as aulas de Educação Musical.The following internship report was drawn up within the scope of the curricular unit of Prática de Ensino Supervisionada do Mestrando em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação in Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. In the first chapter, it is mentioned the relevance of the practice of observation in teacher training, regarding the description of the pedagogical practices and the lessons that those promote. In the second chapter, it is described a reflection regarding the developed pedagogical work, which concerns the variables that shape the educational practice and the challenges that those represent, and a description of the reached options, grounded on the perspectives of relevant authors in the framework of Musical Education. The third chapter is devoted to the Investigation Project, entitled “Preferências musicais das crianças de meios desfavorecidos”, that proposes the analysis of the musical preferences of children in the 2nd grade from underprivileged backgrounds in the city of Porto, inferring a correlation with their socioeconomic status. This study reveals the importance of musical preferences to the development of Musical Education, allowing the teacher to gain some consciousness of the reality of underprivileged backgrounds and transpose those musical preferences into the Musical Education lessons.porEducação musicalPrática de ensino supervisionadaPreferência musicalMeios desfavorecidosMusical educationMusical PreferenceSupervised teaching practiceUnderprivileged backgroundsPreferências musicais das crianças de meios desfavorecidosmaster thesis203484380