Ribeiro, Carla2016-12-202016-12-2020150873-1861-19http://hdl.handle.net/10400.22/8918A preocupação com o turismo e com a sua organização fez-se sentir em Portugal a partir de nais do século XIX e inícios do século XX, quando o setor se apresentou como resposta aos problemas nanceiros com que o país se defrontava. Desta forma, a I República adotou uma visão do turismo como indústria, concebido como atividade económica crucial para o país, um setor a ser orientado e defendido pelo Estado. Em 1939, em pleno Estado Novo, a tutela do turismo passou do Ministério do Interior para o Secretariado de Propaganda Nacional dirigido por António Ferro. Este artigo procurará esclarecer a visão de Ferro relativamente ao turismo e o seu papel dentro do regime, como arma de propaganda político-ideológica, pela análise de um dos modelos mais utilizados pelo Secretariado: os concursos populares.porAntónio FerroSecretariado da Propaganda NacionalTurismoConcursos popularesIdentidade nacionalO turismo e a projeção da vida nacional por António Ferro: o papel dos concursosjournal article