Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves dePinheiro, Florinda Rodrigues2021-08-312021-08-3120212021http://hdl.handle.net/10400.22/18272O presente relatório insere-se no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES) do segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Reflete as práticas desenvolvidas nos referidos níveis de ensino e áreas curriculares relevando o regime presencial e, excecionalmente, o regime online dada a contingência vivida no período da PES, causada pela propagação do coronavírus Covid-19. Serve, ainda, de instrumento de desenvolvimento profissional pela reflexão crítica sobre a prática educativa e proposta de investigação na procura de um crescimento profissional e encontro com a identidade profissional docente, pois esta traça o modo como construímos o percurso profissional. Neste documento encontram-se mobilizados pressupostos teóricos e legais que norteiam a prática docente e apoiaram a realização da PES e estão explanadas informações relativas ao estágio que permitiram práticas inclusivas e do interesse das crianças, reflexões sobre as práticas educativas nos dois níveis de ensino e o desenho da dimensão investigativa que não foi totalmente desenvolvida dada a situação online vivida nas escolas durante o período da investigação. O objetivo central da proposta de investigação fixava-se, portanto, na compreensão das potencialidades da página web na transformação da prática educativa e na promoção da autonomia do aluno. O propósito da investigação respondia a uma curiosidade pessoal da mestranda em compreender as potencialidades das páginas Web e seus efeitos na aprendizagem, motivação, competências pessoal e social e satisfação no processo de aprendizagem. Ao estar integrada na PES, pretendia-se efeito no desenvolvimento profissional docente.This report is part of the Supervised Educational Practice (PES) of the second year of the master’s degree in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, at the Escola Superior de Educação in the Instituto Politécnico do Porto. It reflects the practices developed at the educational levels and in the curricular areas, with emphasis on the classroom teaching regime and, exceptionally, online, given the contingency experienced in the period of PES caused by the propagation of the Covid-19 coronavirus. This document also serves as a tool for professional development through critical reflection on educational practice and research proposal in the search for professional growth and meeting with the professional identity of the teacher, as this outlines the way in which we build the professional path. In this document, theoretical and legal assumptions that guide the teaching practice and supported the realization of the PES are mobilized and information regarding the internship that allowed inclusive practices and the interest of children, reflections on educational practices at the two levels of teaching and design are explained of the investigative dimension that was not fully developed given the online situation experienced in schools during the investigation period. The central objective of the research proposal was, therefore, fixed on the understanding of the potential of the website in the transformation of educational practice and in the promotion of student autonomy. The purpose of the investigation responded to the master student personal curiosity in understanding the potential of web pages and their effects on learning, motivation, personal and social competences and satisfaction in the learning process. By being integrated into the PES, it pretended to have an effect on the professional teacher development.porPrática de ensino supervisionadaProfissionalidade docentePerfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriaArticulação e transversalidade de saberesAprendizagem com páginas webSupervised educational practiceTeaching professionProfile of the students in the end of mandatory schoolArticulation and transversality of knowledgeLearning with web pagesCriação e utilização de páginas Webmaster thesis202767850