Ribeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoFortuna, Nádia Maria Amendoeira2016-11-082016-11-0820162016http://hdl.handle.net/10400.22/8629O presente documento pretende refletir o processo da construção da profissionalidade docente da mestranda ao longo da frequência nas unidades curriculares de prática pedagógica supervisionada na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico integrantes do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, nesse processo a mestranda desenvolveu competências específicas da docência, bem como pessoais e sociais. Para tal, contribuiu em larga medida a prática pedagógica supervisionada, na qual se desenvolveram capacidades profissionais ao nível do saber ser e saber fazer em contexto educativo, e se consolidou a importância da reflexão e da cooperação como pontos chave para a ação docente. As aprendizagens desenvolvidas no âmbito do contacto com a realidade educativa foram apoiadas e enriquecidas pelos processos inerentes à metodologia de investigação-ação, nomeadamente o ciclo investigativo formado pela observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. À luz desta metodologia a mestranda adotou uma postura reflexiva e crítica perante as suas práticas, tendo em vista a melhoria de qualidade das mesmas. Para além da postura indagadora, a mestranda procurou nas suas práticas assumir um compromisso, em primeiro lugar, com a criança, com a sua aprendizagem e bem-estar. Para tal, foram desenvolvidas práticas construtivistas, que consideraram o papel ativo que a criança desempenha no processo educativo, considerando igualmente os seus interesses, motivações, necessidades e contextos de vida. Em conformidade com o exposto, as vivências em ambos os contextos educativos e ao longo de todo o ciclo de estudos lançaram as sementes para a continuidade do desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda.This document is intended to reflect the teaching profession construction process of graduate student along the frequency in the course units of teaching practice supervised in pre-school and Primary School Education integrated in the Masters in Preschool and Primary School Education. Indeed, in this process the graduate student has developed specific professional skills of teaching, as well as personal and social. To this end, it contributed largely the supervised teaching practice, which developed professional skills in terms of knowing how to be and know-how in an educational context, and consolidated the importance of reflection and cooperation as key points for the teaching action. The learning carried out under the contact with the educational reality was supported and enriched by the processes inherent in the action-research methodology, including the investigative cycle formed by observation, planning, action, reflection and evaluation. In light of this methodology the graduate student took a reflexive posture and critique of her practices, in a view to improving the quality of them. Apart from questioning posture, the graduate student pursued in her practices to make a commitment, in the first place, with the child with their learning and well-being. For such, were developed constructivists practices, that considered the active role that children play in the educational process, also considering their interests, motivations, needs and life contexts. In accordance with the foregoing, the experiences in both educational settings and throughout the course of study cycle, laid the seeds for the continued personal and professional development of the graduate student.porEducaçãoReflexãoCooperaçãoInvestigação-açãoEducationReflectionCooperationResearch-actionRelatório de Estágiomaster thesis201291215