Santos, José de FreitasPereira, Joana Monteiro2015-12-042015-12-042014Santos, José de Freitas. Presença das 500 Maiores e Melhores Empresas Portuguesas nas Redes Sociais: Um Estudo Exploratório. International Journal of Marketing, Communication and New Media, 2, 3, 21-37, 2014.2182-93062182-9306http://hdl.handle.net/10400.22/7090Este artigo pretende estudar a presença das empresas Portuguesas nas redes sociais mais conhecidas (Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram e Google+). Para atingir esse objetivo recorreu-se a uma base de dados das “500 Melhores e Maiores” empresas Portuguesas com o objetivo de analisar a sua presença naquelas redes sociais. Para além disso, procurou-se compreender qual o grau de dinamismo e interatividade que as redes sociais mantêm com os consumidores em geral. Os resultados mostram que a maioria das empresas Portuguesas possui um website e que a sua participação nas redes sociais, em especial no Facebook, Twitter e YouTube, está ligeiramente correlacionada com a posse de um website. Quanto ao dinamismo evidenciado pelas empresas nas redes sociais muitas delas estão ativas, mas sem procurarem envolver o consumidor através de atividades de marketing digital.porPortugalInternetRedes sociaisMarketing DigitaPresença das 500 Maiores e melhores empresas portuguesas nas redes sociais: um estudo exploratórioPresence on the social media of the 500 biggest & best portuguese firms: an exploratory studyjournal article2015-11-29