Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraAzevedo, Joel RorizLopes, Joana Rita Arantes2017-01-032017-01-032016-11-22http://hdl.handle.net/10400.22/9091O presente relatório pretende ser o resultado de uma caminhada percorrida na busca de instrumentos pedagógicos que contribuíssem para o crescimento dos meus conhecimentos pedagógicos. O trabalho está dividido em três capítulos: I. Guião de Observação da Prática Musical; II. Prática Educativa Supervisionada e III. Projeto de Intervenção ‘O Contrabaixo conta um conto’. O terceiro capítulo aborda os conceitos motivação e criatividade e tem como resultado final uma história musicada por composições da autoria dos alunos de contrabaixo, que foi editada em livro e partituras – material pedagógico que poderá contribuir para a partilha de conhecimentos entre docentes de contrabaixo.This report aims to be the result of a covered walk in search of educational tools that contribute to the growth of my pedagogical knowledge. This paper is divided in three chapters: I. Script of Observation Musical Practice; II. Supervised Educational Practices; III. Intervention Project ‘The double bass tells a tale’. The third chapter discusses the concepts of motivation and criativity, and the final product resulted in a musical tale. The compositions were written by double bass students, which was published in book and sheet music - teaching materials that could contribute to knowledge sharing between bass teachers.porMúsicaEnsinoContrabaixoMotivaçãoCriatividadeComposiçãoConto musicadoMusicTeachingDouble bassMotivationCriativityCompositionMusical taleContar uma história com o contrabaixo: composição e representação de um conto musicadomaster thesis201521954