Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoFérias, Ana Rita MoutinhoMeirelles, Mafalda de Castro Baptista Coelho de2024-01-082024-01-0820232323http://hdl.handle.net/10400.22/24423O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. O mesmo descreve e analisa todo o meu trajeto ao longo da prática educativa em ambas as valências. Desta forma, é evidenciado o enquadramento teórico e legal que sustentou a prática educativa e são espelhadas as competências e aprendizagens realizadas que permitiram a construção da minha identidade de docente. Este processo de construção da identidade profissional requer uma prática reflexiva e investigadora típica da Metodologia de Investigação-Ação. Assim, através de um ciclo em espiral composto por processos de observação, planificação, reflexão e avaliação, estive constantemente a refletir criticamente sobre a sua ação, de forma a aprimorar a mesma. Ao longo deste documento é também referida a importância que teve o trabalho colaborativo com o par pedagógico, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais e também o envolvimento das famílias e da comunidade para o desenvolvimento de respostas educativas que promovessem um verdadeiro sucesso educativo para todas as crianças. Durante a PES, todas as intervenções dinamizadas basearam-se em metodologias ativas, as quais permitiram às crianças aprenderem por meio de problemas e situações reais, realizando atividades que estimularam a reflexão, o trabalho colaborativo, a discussão de ideias, a resolução de problemas e outras capacidades essenciais, tornando-as assim, mais envolvidas na construção das suas aprendizagens.The current report is integrated in the United Supervised Educational Practice course unit, which is part of the study plan of the 2nd year of the Pre-school Education and Primary School Teaching Marter´s Degree, of the School of Education of Porto. It describes and analyzes the journey experienced by the master´s student throughout the entire educational practice in the two educational levels. The theoretical and legal framework that supported educational practice is, then, highlighted and the skills and learning that helped the master´s student to build her identity as a teacher. This process of building professional identity requires reflective and investigative practice, which is typical of the Action-Research Methodology. Through a spiral cycle composed of observation processes, planning, reflection and evaluation, the master´s student has constantly reflected critically on her action to improve it. Throughout this document it is also highlighted the importance of collaborative work with the pedagogical pair, cooperating teachers, children and institutional supervisors, and also the involvement of the families and the community in the development of educational responses that promote a true educational success for all children. During PES, all dynamic interventions were based on a active methodologies, which allowed children to learn through real problems and situations, carrying out activities to stimulated reflection, collaborative work, discussion of ideas, problem solving and other essential capabilities, making them more involved in their learning construction.porConstrução da identidade profissionalMetodologia de investigação-açãoTrabalho colaborativoEnvolvimento familiarMetodologias ativasBuild of professional identityAction-research methodologyCollaborative workFamily involvementActive methodologiesRelatório de Estágio de Mafalda de Castro Baptista Coelho de Meirellesmaster thesis203474813