Moreira, Ana IsabelDuarte, Pedro2024-07-162024-07-162024Moreira, A. I., Duarte, P. (2024). História (e identidade) ensinada a partir do currículo oficial português. Educación y Humanismo, 26(47), pp. 132-152.http://hdl.handle.net/10400.22/25800Objetivo: compreender o contributo do currículo prescrito português para o acesso a determinada narrativa histórica oficial pelos estudantes dos dois primeiros ciclos do Ensino Básico. Isto para se estudar a inclusão de determinados conhecimentos (históricos) e a ocultação de outros, que contribuem para a aprendizagem de certa identidade individual e coletiva, identificando o lugar da realidade portuguesa neste âmbito. Metodologia: concretizou-se um estudo de caso. A partir da leitura das Aprendizagens Essenciais para o 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, enquanto documento curricular em vigor, definiram-se as categorias de análise (nacionalista, interativa, controversa, geográfica, genérica) e procedeu-se à explicitação e interpretação das mesmas. Resultados: pela pesquisa concretizada, percebeu-se que parte do currículo oficial tende a privilegiar, com maior ou menor evidência, a aprendizagem de uma narrativa nacional não tão abrangente, democrática e dialogante quanto o desejável no século XXI. Conclusões: será essencial que o processo de ensino e de aprendizagem da História permita a assunção de uma (multi)perspetiva realmente humanista e indagadora.Objective: to understand the contribution of the Portuguese prescribed curriculum for the access to a certain official historical narrative by students attending the first two cycles of basic education. This is to study the inclusion of certain (historical) knowledge and the concealment of others, which contribute to the learning of a certain individual and collective identity, identifying the place of the Portuguese reality in this context. Methodology: a case study focused on the Portuguese reality was carried out. After reading the Essential Learning for the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, as the curriculum document in force, we defined the categories of analysis (nationalist, interactive, controversial, geographical, generic) and proceeded to explain and interpret them. Results: it was perceived that part of the official curriculum tends to privilege, with greater or lesser evidence, the learning of a national narrative that is not as comprehensive, democratic, and dialogic as is desirable in the 21st century. Conclusions: it will be essential that the teaching and learning process of history allows the assumption of a (multi)perspective which is truly humanist and investigative.Objetivo: comprender la influencia del curriculum prescrito portugués en el acceso a una deter-minada narrativa histórica oficial por parte de los alumnos que cursan los dos primeros ciclos de la enseñanza básica. Se trata de estudiar la inclusión de determinados conocimientos (históricos) y la ocultación de otros, que contribuyen al aprendizaje de una determinada identidad individual y colectiva, identificando el lugar de la realidad portuguesa en este contexto. Metodología: se realizó un estudio de caso. Después de leer los Aprendizajes Esenciales para el 1º y 2º Ciclos de la Educación Básica, como documento curricular vigente, definimos las categorías de análisis (nacionalista, interac-tivo, polémico, geográfico, genérico) y procedimos a explicarlas e interpretarlas. Resultados: a partir de la investigación realizada, se percibió que parte del curriculum oficial tiende a privilegiar, con mayor o menor evidencia, el aprendizaje de una narrativa nacional que no es tan comprensiva, demo-crática y dialógica como sería deseable en el siglo XXI. Conclusiones: será fundamental que el proceso de enseñanza y aprendizaje de la historia permita asumir una (multi)perspectiva verdaderamente humanista e investigativa.porNarrativa históricaIdentidadeCurrículoHistóriaHistória (e identidade) ensinada a partir do currículo oficial portuguêsjournal article10.17081/eduhum.26.47.6688