Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroBrazão, Joana Maria de Ponte2024-06-192024-06-1920242024http://hdl.handle.net/10400.22/25693O presente relatório pretende relatar o processo de formação realizado pela mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, nas valências de Creche e de Educação Pré- Escolar. Desta forma, este documento visa abordar as competências e aprendizagens adquiridas durante os estágios profissionalizantes em ambos os contextos, em concreto na área da matemática, mobilizando referenciais legais, teóricos e pedagógicos que se revelaram cruciais ao enriquecimento da sua prática educativa, proporcionando uma postura autocrítica face ao seu desempenho. Além disso, todas as propostas desenvolvidas com as crianças de creche e educação pré-escolar, foram antecedidas pelos processos de observação, planificação e avaliação/reflexão, de forma a respeitar os seus interesses e necessidades e a dar resposta a todos os elementos do grupo, independentemente das suas particularidades. Assim, as experiências educativas desenvolvidas sustentaram-se nos princípios e caraterísticas da metodologia de investigação-ação que favoreceram uma atitude crítica e reflexiva por parte da formanda, que através da reflexão sobre, na e para a ação (Alarcão, 1996; Amaral et al., 1996) permitiu a transformação das suas práticas e o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais. É, também, evidenciada a perspetiva da criança como sujeito e agente do seu processo educativo, no qual o papel do adulto e o meio envolvente assumem um grande destaque na promoção de atividades significativas para as crianças, visando o seu desenvolvimento holístico.This report aims to describe the training process carried out by the master's student as part of the Supervised Educational Practice in the Nursery and Pre-School settings. In this way, this document aims to address the skills and learning acquired during the professional internships in both contexts, specifically in the area of mathematics, mobilizing legal, theoretical and pedagogical references that proved crucial to the enrichment of her educational practice, providing a self-critical stance towards her performance. In addition, all the proposals developed with the nursery and pre-school children were preceded by the processes of observation, planning and evaluation/reflection, in order to respect their interests and needs and respond to all members of the group, regardless of their particularities. Thus, the educational experiences developed were based on the principles and characteristics of the action-research methodology, which fostered a critical and reflective attitude on the part of the master's student, who through reflection on, in and for action (Alarcão, 1996; Amaral et al., 1996) enabled the transformation of her practices and the development of personal, professional and social skills. It also highlights the child's perspective as the subject and agent of their educational process, in which the role of the adult and the surrounding environment play a major role in promoting meaningful activities for children, with a view to their holistic development.porCrecheEducação pré-escolarAprendizagens profissionaisÁrea da MatemáticaNurseryPreschool EducationProfessional learningMathematicsRelatório de estágio de Joana Maria de Ponte Brazãomaster thesis203651120