Gonçalves, Evandra Sofia Rodrigues de BritoFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRaleva, TatyanaGandra, Graça Maria Campos2017-12-142017-12-142017-11-14http://hdl.handle.net/10400.22/10609O presente trabalho está dividido em três capítulos: I Guião de Observação da Prática Musical; II Prática de Ensino Supervisionada e III Projeto de Intervenção “A monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na Iniciação e no Ensino Básico – um estudo de caso”. O último capítulo aborda o conceito de autorregulação, sendo que são apresentadas algumas ferramentas e estratégias para o estudo individual do violino. São também apresentados, os resultados da análise de um estudo de caso, onde se monitorizou a evolução e a prática de estudo de duas alunas, aplicando as estratégias selecionadas.The present work is divided into three chapters: I. Musical Practice Observation Guide; II. Supervised Educational Practice and III. Intervention Project "The monitoring of the study habits of the violin, to aid the self-regulation of the student in the Initiation and in Basic Education - a case study". The last chapter deals with the concept of self-regulation, and some tools and strategies are presented for the individual study of the instrument. The results of the analysis of a case study, where the evolution and the study practice of two students were monitored, applying the selected strategies, are also presented.porAutorregulaçãoAutoeficáciaEnsino de músicaViolinoHábitos de estudoEstudo de casoSelf-regulationSelf-efficacyTeaching musicViolinPractice habitsCase studyA monitorização dos hábitos de estudo do violino, para auxílio da autorregulação do aluno na iniciação e no ensino básico - um estudo de casomaster thesis201777584