Paiva, Margarida DelgadoMachado, Fabíola Foderati2019-01-082019-01-0820182018http://hdl.handle.net/10400.22/12598No Brasil existem diversas leis que garantem o direito de todos à escola regular, porém a inclusão plena só ocorrerá quando as escolas se tornarem efetivamente acessíveis. E a busca por se tornar uma escola inclusiva tem exigido mudanças nos ambientes físicos e pedagógicos nas unidades escolares. Assim, a presente dissertação buscou analisar e avaliar as questões de acessibilidade e a mobilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto verificando se atendem as condições básicas de inclusão escolar, bem como identificar, descrever e mapear barreiras arquitetônicas no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, investigar a percepção dos usuários com deficiência e mobilidade reduzida quanto à acessibilidade, mobilidade e adequação às suas necessidades no IFFAR Santo Augusto e investigar a percepção dos gestores do IFFAR Santo Augusto, quanto às condições de acessibilidade e mobilidade das mesmas e sua adequação a recepção de alunos com deficiência e mobilidade reduzida. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa que tem como instrumentos de recolha de dados a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com usuários portadores de necessidades especiais, realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores e avaliação técnica através de pesquisa de campo com levantamento in loco por meio de um checklist de avaliação de acessibilidade. A aplicação destes diferentes métodos possibilitou alcançar os objetivos da pesquisa. Os resultados obtidos permitem concluir que a estrutura física do IFFar Campus Santo Augusto é suficiente para assegurar a acessibilidade do aluno com deficiência ou com mobilidade reduzida, porém a acessibilidade atitudinal precisa ser revista. Os resultados demonstram também que o campus já avançou muito em relação à acessibilidade, porém, ainda há muito a realizar.In Brazil there are several laws that guarantee everyone’s right to regular education, however the full inclusion will only occur when schools become effectively accessible. The attempt to become an inclusive school has required changes on the physical ande pedagogical environment in school units. This way, the current dissertation has attempted to analyze and evaluate the accessibility matters and the mobility at the Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto verifying if they respond to the basic conditions of school inclusion, as to identify, describe and map the architectonic barriers at Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, to investigate the perception of the users with deficiency and reduced mobility regarding accessibility, mobility and adequacy to their needs at IFFAR Santo Augusto and to investigate manager’s perception of IFFAR Santo Augusto, in sight of accessibility and mobility conditions of them and their adequacy to the reception of students with deficiency and reduced mobility. It’s about a case study with the qualitative-quantitative approach whose data gathering thools is bibliographic research, questionnaire application whit special needs carrier users, semi structured interviewing with the managers and technical evaluation through field research with data gathering in loco by means of a checklist of accessibility evaluation. The application of these different methods has made possible to reach the research’s goals. The obtained results allow to conclude that the physical structure of IFFAR Campus Santo Augusto is enough to secure the accessibility of the student with deficiency or reduced mobility, however the attitudinal accessibility needs to reviewed. The results also show that the Campus has already advancedporAcessibilidadeDeficiênciaMobilidadeEscola inclusivaAccessibilityDeficiencyMobilityInclusive schoolArquitetura escolar inclusiva: a acessibilidade no Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augustomaster thesis202135861