Araújo, Sara Barros2018-11-262018-11-262014http://hdl.handle.net/10400.22/12273A qualidade da educação em creche tem vindo a ser associada a efeitos positivos na aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar da criança. Neste artigo, apresenta-se uma proposta de avaliação dessa qualidade em que o bem-estar e envolvimento da criança são reconhecidos como processos catalisadores, ao serviço da formação e investigação. O estudo centra-se na formação de profissionais orientada para a melhoria das práticas, com base na experimentação refletida de referenciais pedagógicos específicos para a creche. Os resultados revelam efeitos positivos do processo formativo na observação e interpretação das experiências das crianças e na monitorização das práticas, bem como um aumento dos níveis de bem-estar e envolvimento das crianças. Estas evidências são relevantes considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância.porAvaliação da qualidadeCrecheBem-estar e envolvimento da criançaFormação profissionalAvaliação da qualidade em creche: o bem-estar e o envolvimento da criança como processos centraisjournal article10.14572/nuances.v25i3.3143