Queirós, Mário Joel Matos Veiga de OliveiraMaia, Leandro Natanael Andrade2025-02-282025-02-282025-01-202025-02-28http://hdl.handle.net/10400.22/29766Este relatório surge no âmbito do estágio realizado na área da consultoria financeira, na empresa Macroconsulting, com o objetivo de desenvolver um projeto – plano de investimentos. O presente relatório aborda o desenvolvimento de um plano de investimentos focado no setor do turismo em espaço rural. O relatório está estruturado em três partes principais: revisão de literatura, uma análise teórica do setor e sua envolvente e o desenvolvimento prático de um plano financeiro. A revisão de literatura explora conceitos e tópicos-chave como estratégias de investimento, gestão de stakeholders, sustentabilidade e inovação no setor do turismo; num segundo capítulo é realizado um enquadramento macroeconómico e um estudo teórico e estatístico profundo do setor do turismo para ajuda na tomada de decisão, considerando aspetos como a sazonalidade e concorrência; na parte mais prática destacase a elaboração de um plano de negócios e financeiro para o projeto. São delineadas as projeções de vendas, análise de custos e avaliação da rentabilidade, utilizando indicadores financeiros como o Valor Atual Líquido (VAL), a Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) e o Payback. O plano financeiro confirma a viabilidade económica do projeto, demonstrando o seu potencial de crescimento sustentável a longo prazo. O objetivo central deste trabalho é fornecer um plano sólido que permita a tomada de decisões estratégicas informadas e a maximização dos retornos financeiros a longo prazo.This report was developed to show the results of an internship in financial consulting at the company Macroconsulting, with the objective of develop a project – an investment plan. The report focuses on the development of an investment plan about the rural tourism sector. It is structured into three main sections: a literature review, a theoretical analysis of the sector and its environment, and the practic study of the financial plan. The literature review explores key concepts and topics such as investment strategies, stakeholder management, sustainability, and innovation in the tourism sector. In the second chapter, a macroeconomic framework and a theoretical and statistical study of the tourism sector are conducted to support decision-making, considering aspects such as seasonality and competition. The practical section emphasizes the development of a business and financial plan for the project. Sales projections, cost analysis, and profitability, using financial indicators such as Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), and Payback. The financial plan confirms the project's economic feasibility, demonstrating its potential for sustainable growth in the long term. The main objective of this work is to provide a solid plan that allows a good informartion to do strategic decision-making and the maximization of financial returns in the long term.porEstágio em consultoria financeiraPlano de investimentosTurismo ruralGestão estratégicaFinancial consultingInvestment planStrategic managementPlano financeiro e estratégico: estudo de caso de turismo ruralmaster thesis203897668