Fernandes, DáridaDuarte, PedroGuedes, António2019-06-252019-06-252017978-972-8768-67-6http://hdl.handle.net/10400.22/14092O presente trabalho pretende explicitar os resultados obtidos num processo de investigação em que se relacionou a Filosofia para Crianças, enquanto metodologia e a capacidade de Resolução de Problemas em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo desenvolveu-se numa turma do 2.º ano no concelho do Porto, em que se trabalhou colaborativamente com a professora titular de turma e se integrou as diferentes áreas curriculares, numa perspetiva curricular, transversal e de educação para a cidadania. Nesta investigação pretendia-se perceber o impacto desta metodologia no desenvolvimento do raciocino e da comunicação matemática associada ao processo de resolução de problemas relacionado com a aquisição e a mobilização do conhecimento matemático.porIntegração CurricularFilosofia para CriançasResolução de ProblemasComunicação MatemáticaEducação para a CidadaniaIntegração Curricular: a filosofia nas malhas de Um Problemajournal article