Boal-Palheiros, GraçaFortes, Vânia Sofia2025-05-142025-05-1402140214http://hdl.handle.net/10400.22/30074Este Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inclui o meu percurso e a minha evolução durante as Práticas Educativas I, II e III e um projeto de investigação relativo à “Prática Musical no Jardim de Infância”. O Relatório divide-se em três partes: primeiro, o “Guião de Observação da Prática Musical do Ensino Básico” onde há referência às Práticas Educativas abordando aspetos ligados às instalações da escola, equipamentos, projetos da escola e perfil dos alunos, entre outros; seguidamente uma análise e reflexão das Práticas Educativas abordando o repertório, fundamentação das escolhas feitas para as aulas e outras atividades, a recetividade e o progresso dos alunos; e por fim, o projeto de investigação, que consistiu num estudo exploratório, com o objetivo de compreender a importância da Música no Jardim de Infância, a ação do professor e o desenvolvimento musical das crianças focando a faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.This Report of the Teaching Practice is presented in the framework of the Master in Music Education-Teaching in Elementary School of the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico do Porto. It includes the development and progression of my journey during the three phases of the Teaching Practice - Educational Practices I, II and III and a research project on "Musical Practice in Kindergarten". The Report is divided into three parts: first, a "Guide of Musical Practice - Observation of Basic Education" is presented, where there is reference to Educational Practices addressing aspects related to the school's facilities, equipment, projects, and the student’s profile, among others; then an analysis and reflection of Educational Practices addressing the repertoire, an explanation of the choices made for the lessons and other musical activities, and the receptiveness and progress of the students; and finally, a research project, which consisted of an exploratory study with the objective of understanding the importance of music in kindergarten, the educator’s practice and the children's musical development, focusing on the age group of 3 to 5 years of age.porEducação MusicalAprendizagemPrática EducativaMúsica na InfânciaMusic EducationLearningEducational PracticeMusic in ChildhoodRelatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva Fortesmaster thesis203942418