Maio, Paulo Alexandre Fangueiro OliveiraPereira, Jorge Miguel Silva2021-02-082021-02-082020http://hdl.handle.net/10400.22/16911Esta dissertação foi elaborada em contexto empresarial, a empresa em questão é a Deloitte Portugal, que se foca em prestar serviços de consultadoria a terceiros e não só. Foi então aí que surgiu a oportunidade de desenvolver este projeto. A globalização e o desenvolvimento tecnológico alteraram a realidade de diversas organizações. Atualmente há um aumento da necessidade de ter informação disponível online e atualizada, pois, esta garante que as decisões sejam tomadas com mais assertividade. Com o surgimento de novas soluções de Information Technology (TI) para atender as demandas do mercado em geral, ter uma integração de sistemas tornou-se essencial para otimizar processos, centralizar dados e melhorar a experiência dos utilizadores. O problema descrito nesta dissertação passa pela a ausência de uma camada intermédia capaz de efetuar comunicações entre sistemas heterogéneos e fazer gestão dessas mesmas comunicações. O objetivo desta dissertação é o estudo e implementação de uma framework de integração capaz de responder aos diversos pedidos que o software de gestão hospitalar, já desenvolvido, ePatient consiga comunicar com os diversos serviços que um hospital tenha implementado. Parte do desenvolvimento desta framework passa por tratar erros, redirecionar pedidos e monitorizar Application Programming Interfaces (APIs), para isso é usado um software de integração.This dissertation was developed in a business context, the company in question is Deloitte Portugal, which focuses on providing consultancy services to third parties and beyond. It was then that the opportunity to develop this project arose. Globalization and technological development have changed the reality of several organizations. Currently, there is an increasing need to have information available online and updated, as this ensures that decisions are made with more assertiveness. With the emergence of new Information Technology (IT) solutions to meet the demands of the market in general, having a system integration has become essential to optimize processes, centralize data and improve the user experience. The problem described in this dissertation is the absence of an intermediate layer capable of making communications between heterogeneous systems and managing those communications. The objective of this dissertation is the study and implementation of an integration framework capable of responding to the different requests that the hospital management software, already developed, ePatient is able to communicate with the various services that a hospital has implemented. Part of the development of this framework involves handling errors, redirecting requests and monitoring Application Programming Interfaces (APIs), for which an integration software is used.porIntegraçãoePatientHospitalGestãoIntegrationManagementPlataforma de Integração na Área da Saúdemaster thesis202550346