Rodrigues, Pedro CorreiaAlves, Tiago Miguel MaiaCruz, Regina de Azevedo2025-07-232025-07-2320252025http://hdl.handle.net/10400.22/30236O presente Relatório de Estágio (RE) foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incorporada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Concebe-se como um instrumento de avaliação, submetido a prova pública, essencial para a conclusão do 2º ciclo de estudos, tendente ao grau de mestre. Este documento visa apresentar o desenvolvimento da mestranda, tanto a nível pessoal como profissional, nos dois contextos educativos pertencentes ao mesmo agrupamento de escolas, de saberes teóricos, didáticos e pedagógicos, que alinharam o percurso de toda a prática. O RE relata, numa perspetiva reflexiva, múltiplas experiências proporcionadas por ambos os ciclos, abrangendo processos de observação, planificação, ação e reflexão, tendo como intuito a construção de conhecimentos, capacidades e atitudes adequadas e adaptadas pelo professor. Ao longo de todo o percurso existiram desafios da realidade educativa, sendo refletivas criticamente, através de referenciais teóricos e legais. Efetivamente é de salientar a importância de todos os intervenientes do ciclo de supervisão e cooperação, tornando esta prática um crescimento para a mestranda, tanto pessoal como profissional. Ademais, as turmas com que a mestranda contactou, 3º, Sº e 6º anos de escolaridade, serviram de foco permitindo realizar cenários de aprendizagem, atividades e projetos significativos e adequados às necessidades dos alunos. Além disso, o documento contém uma dimensão investigativa, na qual foi implementado um estudo caso com o objetivo de compreender de que forma a orquestração e uso da Realidade Aumentada e do micro:bit promove a compreensão de conteúdos relacionados com a saúde cardiovascular e como pode auxiliar na articulação curricular horizontal no 6º ano de escolaridade. Consequentemente, é analisado que a tecnologia não substitui o papel do professor, revelando a orquestração ser eficaz na compreensão do sistema cardiovascular e na articulação curricular horizontal. O percurso refletido ao longo das páginas deste documento, proporcionaram a Pedagogia em Cena, essencial para a orquestração do processo educativo.This lnternship Report (RE) was conceived as part of the Supervised Teaching Practice (STP) Curricular Unit (CU), included in the syllabus for the Master's Degree in Teaching Primary Education and Mathematics and Natural Sciences in Secondary Education. lt is conceived as an assessment instrument, submitted to public examination, essential for completing the 2nd cycle of studies, leading to a master's degree. This document aims to present the master's student's development, both on a personal and professional level, in the two educational contexts belonging to the sarne school grouping, of theoretical, didactic and pedagogical knowledge, which aligned the course of the entire practice. From a reflective perspective, the RE reports on multiple experiences provided by both cycles, covering processes of observation, planning, action and reflection, with the aim of building knowledge, skills and attitudes that are appropriate and adapted by the teacher. Throughout the course, there have been challenges to the educational reality, being critically reflective, through theoretical and legal references. ln fact, the importance of all those involved in the supervision and cooperation cycle should be highlighted, making this practice a growth for the master's student, both personally and professionally. ln addition, the classes with which the master's student had contact, 3rd, 5th and 6th grades, served as a focus for creating meaningful learning scenarios, activities and projects tailored to the students' needs. ln addition, the document contains an investigative dimension, in which a case study was implemented with the aim of understanding how the orchestration and use of Augmented Reality and micro:bit promotes the understanding of content related to cardiovascular health and how it can assist in horizontal curricular articulation in the 6th grade. Consequently, it is analyzed that technology does not replace the role of the teacher, revealing that orchestration is effective in understanding the ardiovascular system and in horizontal curricular articulation. The journey reflected on throughout the pages of this document has provided the Pedagogy on Stage, which is essential for orchestrating the educational process.porAprendizagem significativaReflexãoEstudo casoRealidade Aumentadamicro:bitMeaningful learningReflectionCase studyAugmented RealityA pedagogia em cena: A orquestração do processo educativomaster thesis