Soares, João André PintoTrindade , Aldo dos Anjos Faria Pestana2018-12-032019-11-202018http://hdl.handle.net/10400.22/12346O mundo contemporâneo vive em plena transformação. Adapta-se às necessidades que vão surgindo e preenche as falhas que o ameaçam. Vivemos um novo milénio onde as questões climáticas adquirem maior importância e, são cada vez mais críticas para a sobrevivência humana neste planeta. Neste sentido, o setor elétrico, assume um papel determinante para a conquista de um futuro melhor. A forma como a energia é produzida e manuseada adquire novos contornos, privilegiando as fontes de energia renováveis como requisito para um planeta sustentável. Esta energia, também deverá sustentar o modo como nos movemos, substituindo idealmente uma das maiores formas de poluição existente: os meios de transporte. Os veículos elétricos têm vindo a marcar posição no mercado automóvel de ano para ano. Isto exige um esforço e dedicação acrescidos na área científica, onde se procura responder a incertezas relativamente ao comportamento dos utilizadores deste meio de transporte, uma vez que a procura de energia terá um aumento considerável. É necessário entender em que sentido isto terá impacto nas redes de distribuição, na gestão de cargas ou de que forma a população poderá sofrer alterações no seu comportamento relativamente à interação com as fontes de energia. Esta dissertação tem como objetivo estudar o comportamento dos utilizadores de veículos elétricos, e perceber qual o impacto que a variação dos preços da energia elétrica tem sobre os mesmos. Pretende-se entender se optar por tarifas dinâmicas possa ser compensatória em comparação com uma tarifa fixa constante. Para atingir este objetivo foi desenvolvido uma ferramenta que simula viagens de veículos elétricos e o carregamento destes, considerando alguns comportamentos dos seus utilizadores. Os resultados demonstram que optar por uma tarifa dinâmica pode revelar-se compensatório para os utilizadores.The contemporary world is in full transformation. It adapts to the needs that arise and fills the flaws that threaten it. We are living a new millennium where climate issues become more important and increasingly critical to human survival on this planet. In this sense, the electric sector plays a decisive role in the achievement of a better future. The way energy is produced and handled takes on new contours, giving priority to renewable energy sources as a requirement for a sustainable planet. This energy, too, should support the way we move, ideally replacing one of the largest forms of pollution: transport. Electric vehicles have been marking their position in the automotive market from year to year. This requires increased effort and dedication in the scientific area, where uncertainties regarding the behaviour of users of this means of transport are sought, as energy demand will increase considerably. It is necessary to understand in what sense this will have an impact on distribution networks, on the management of loads or on how the population may suffer changes in its behaviour regarding interaction with energy resources. This dissertation aims to study the behaviour of electric vehicle users, and to understand the impact that the electric energy price variation has on them. The intention is to understand whether to opt for dynamic tariffs can be compensatory compared to a constant fixed tariff. To achieve this goal, a tool was developed that simulates electric vehicle trips and their charging, considering some of their user behaviours. The results show that opting for a dynamic tariff may prove to be compensatory for users.porVeículos elétricosMobilidade elétricaComportamentos de carregamentoSimuladorPreços de energiaElectric vehiclesElectric mobilityCharging behavioursSimulatorEnergy pricingSimulador de Carregamento para Veículos Elétricosmaster thesis202025764