Sousa, Isabel Maria de Ardions Braz deLeite, Maria Denilce Alves Teixeira2017-11-212017-11-212017-11-062017http://hdl.handle.net/10400.22/10470A educação evolui para atender as demandas sociais e, concomitantemente, as práticas de gestão escolar acompanham este desenvolvimento. A gestão escolar é baseada nos clássicos da Teoria Geral da Administração, contudo, difere da empresarial por apresentar particularidades e complexidades que são típicas de uma organização educacional. Considerando a transformação da administração escolar para gestão escolar com a finalidade de dar resposta à sociedade contemporânea, a organização de uma instituição educacional tem um grande envolvimento com a gestão documental, uma vez que, as instituições acadêmicas são produtoras, receptoras de documentos, cuidam da preservação e da guarda dos registros acadêmicos, processos considerados muito importantes para a instituição. Neste sentido, esta pesquisa problematiza a gestão escolar e seus processos documentais. O estudo realizado teve como objetivo conhecer a gestão documental acadêmica e o impacto dos serviços da Coordenação de Controle e Registro Acadêmico na gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Minieiro – IFTM Campus Patos de Minas. Como recurso metodológico utilizou-se o Estudo de Caso e o método da triangulação de dados. A pesquisa empírica caracterizou-se por utilizar os mo-delos quantitativos e qualitativos de recolha de dados por meio de questionários aplicados aos alunos e servidores e entrevistas aplicadas aos gestores. Os resultados obtidos comprovam a importância dos serviços de gestão documen-tal e afirmam o impacto positivo dos serviços da Coordenação de Controle e Registro Acadêmicos, além de considerá-los ferramenta de gestão para o IFTM Campus Patos de Minas.Education has been evolving to meet social demands and, at the same time, school management practices keep up with this development. School management is based on the classics of the General Theory of Management, however, it differs from the business because it presents particularities and complexities that are typical of an educational organization. Considering the transformation of the school administration to school management in order to attend contemporary society, the organization of an educational institution has a great involvement with the documentary management, since academic institutions are producing and receiving documents, care for the preser-vation and storage of academic records, these processes are considered very important for the institution. In this sense, this research problematizes school management and its documentary processes. The objective of this study was to verify the documentary academic management and the impact of the services of the coordination of control and academic registration in the management of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Minieiro – IFTM Campus Patos de Minas. As a methodological resource, the Case Study and the data triangulation method were used. The empirical research was characterized by the use of quantitative and qualitative models of data collection through questionnaires applied to students and employees and interview applied to managers. The results confirm the importance of document management services and affirm the positive impact of CRCA services, as well as consider them management tools for the IFTM Campus Patos de Minas.porGestão escolarDocumentosGestão documentalRegistros acadêmicosSchool managementDocumentsDocument managementAcademic recordsGestão documental acadêmicao impacto deste serviço no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minasmaster thesis201756870