Santos, Pedro Emanuel de OliveiraBezerra, Guilherme de Bastos Roldão Baptista2024-12-202024-12-202024-11-22http://hdl.handle.net/10400.22/26911No âmbito dos videojogos e experiências de realidade virtual, a espacialização sonora considera-se crucial na criação de experiências imersivas e realistas. Neste sentido, o objetivo principal deste projeto, centrou-se na utilização e exploração das tecnologias disponíveis para o efeito que permitam comparar o som natural dos espaços reais com o mesmo som virtualmente espacializado e cuja análise e desenvolvimento se prendeu com as seguintes fases: • Seleção, levantamento, medição e modelação 3D com recurso ao programa Blender de três espaços distintos (Régie A e Sala Teresa Macedo, ambas na ESMAE e a Cisterna do Castelo de Marvão). • Simulação acústica de dois desses espaços recorrendo ao Unity como motor de jogo, ao Fmod como ferramenta de sound design e ao Steam Audio como plugin de espacialização sonora.In the context of video games and virtual reality experiences, sound spatialization is considered to be crucial in creating immersive and realistic experiences. With this in mind, our main goal in this project was to use and explore available technologies to enable us to compare the natural sound of real spaces with the same virtually rendered sound, whose analysis and development involved the following phases: • Selecting, mapping, measuring and 3D modelling three different spaces (ESMAE's Régie A and Sala Teresa Macedo, and Marvão Castle's Cistern). • Acoustic simulation using Unity as a game engine, Fmod as a sound design tool and Steam Audio as a sound spatialization plugin.porVideojogosSound designEspacialização sonoraVideo gamesSound spatializationTecnologias de espacialização sonora aplicadas ao sound design de videojogos: estudo comparativomaster thesis203770234