Mafra, Paulo ManoelPereira, JosielAlves, João Bosco da MotaBilessimo, Simone Meister SommerAlves, Gustavo R.2021-03-102021-03-102019-081984-4751http://hdl.handle.net/10400.22/17391O uso de laboratórios para a prática de eletrônica nem sempre é uma realidade nas instituições de ensino, seja por falta de componentes eletrônicos, técnicos de laboratório ou laboratórios apropriados. Com o intuito de resolver esse problema, foi desenvolvido no instituto BTH na Suécia, em 1999, o laboratório remoto para eletrônica chamado VISIR (Virtual Instrument Systems in Reality). Esse laboratório é semelhante a um laboratório presencial, onde os alunos acessam e desenvolvem sistemas eletrônicos através de um computador, tablet ou smartphone. A plataforma VISIR disponibiliza um osciloscópio, gerador de funções, fonte digital e multímetros além de componentes eletrônicos para o desenvolvimento das práticas. Embora muito poderosa, a plataforma possui algumas limitações como o número reduzido de componentes eletrônicos que podem ficar disponíveis em uma plataforma VISIR. Entretanto, quando contornadas, permitem que diversos usuários possam acessar um grande número de práticas eletrônicas. Neste artigo, descrevemos uma maneira de reduzir tais limitações, integrando os experimentos remotos disponibilizados nas várias plataformas VISIR instaladas pelo mundo. A partir dessa integração, é possível que um usuário escolha os componentes desejados ou a prática desejada e seja redirecionado para acessar a plataforma VISIR que possui os componentes eletrônicos necessários e ainda evitar que experimentos semelhantes sejam configurados em mais de uma plataforma VISIR.porVISIRLaboratórios remotosEducação de ciênciasExperimentos eletrônicosAprendizado aprimorado pela tecnologiaIntegração de Plataformas VISIR para Maximizar o Número de Experimentos Remotos Disponíveisjournal article