Quadros-Flores, PaulaEscola, JoaquimPeres, Américo2015-06-172015-06-172012Quadros Flores, Paula, Escola, Joaquim, & Peres, Américo (2012). Formar para Inovar, Inovar Formando. In J. Rodriguez, , C. Fernandez. & D. Gonçalves. (Org.). III Encontro Internacional Fenda Digital: TIC, Escola e Desenvolvimento. Projetos de inovação mediados pelas TIC (pp. 91-98). Póvoa de Varzim: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e Nova Escola Galega, ISBN (978-972-99174-6-2).978-972-99174-6-2http://hdl.handle.net/10400.22/6334O futuro exige mudanças no paradigma da educação para que se preparem as gerações atuais e futuras para um mundo incerto, tecnológico e global. Exige, assim, responsabilidades acrescidas a todos os atores da educação no sentido de uma resposta eficaz à renovação da escola. Apresenta-se, neste artigo, uma reflexão crítica que permite compreender a inclusão das TIC discutindo os resultados de um estudo que envolveu 1300 professores na região do Porto e que aborda três dimensões fundamentais: disponibilidade de recursos TIC, formação de professores e boas práticas docentes. Pretende-se, através da interação destes vetores, contribuir para a reedificação de novas políticas que promovam a inclusão das TIC, a formação de professores em TIC e para a disseminação de boas práticas, no sentido de uma visão renovada da construção de aprendizagens e de um novo modo de se viver a escola.porboas-práticastecnologia da informação e comunicaçãoformação docenteFormar para Inovar, Inovar Formando com TICjournal article