Silva, Amélia Cristina Ferreira daSouza, Silvano Carmo deCarvalho, Maria Moreira de2019-03-162019-03-162018-10-26http://hdl.handle.net/10400.22/12998A atual crise financeira no Brasil afeta diretamente as instituições de ensino superior (IES) públicas, especialmente ao nível do repasse do orçamento. Partindo do caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT, esta dissertação tem como objetivo geral analisar a capacidade das IES brasileiras desenvolverem estratégias de exploração dos seus recursos ambientais como meio de captar receitas complementares, sem pôr em risco a sua missão institucional. O IFMT é uma instituição pública com personalidade jurídica de autarquia federal que oferece educação técnica e tecnológica a nível de ensino médio e ensino superior no estado de Mato Grosso no Brasil. A pesquisa foi realizada mediante revisão bibliográfica via produções científicas relativas ao tema e a legislação pertinente, visando contextualizar a contabilidade pública, a sustentabilidade, a política pública ambiental existente no Brasil e a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, por meio de um estudo de caso. Para a coleta de dados, além da pesquisa documental, utilizamos o questionário com perguntas fechadas. Os documentos analisados foram os Relatórios Anuais de Gestão - RAG e as Demonstrações Contábeis – DICON, a saber: os balanços orçamentários e financeiros do IFMT relativos ao período de 2013 a 2017 e ainda documentos auxiliares sobre o consumo de energia elétrica. Foi elaborado questionário previamente testado e enviado aos gestores com o propósito de analisar a consonância da proposta de sustentabilidade da instituição com as ações efetivas e resultados evidenciados nos documentos analisados. Os resultados evidenciam que na instituição de ensino pesquisada, é possível alcançar receita ambiental pela redução do consumo de: água, energia elétrica, materiais não biodegradáveis e papel. Também foi verificado o aumento no orçamento por transferências recebidas de outros órgãos da administração pública pela participação do IFMT em eventos e projetos de pesquisas ambientais.The financial current crisis in Brazil has been affected directly public Higher Education Institutions (IES), especially at the level of the budget pass-through. Starting from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso-IFMT. The aim of this dissertation is to analyze IES capability to develop strategies to exploit their environmental resources as, a means of capturing complementary revenues, without endangering their institutional mission. The IFMT is a public institution with legal personality of federal autarchy that offers technical and technological education at the High School level and College level in the state of Mato Grosso - Brazil. The research was carried out through bibliographic review via scientific productions related to the theme and the pertinent legislation, aiming to contextualize public accounting, sustainability and environmental public policy in Brazil and the Environmental Public Administration Agenda (A3P). It is a qualitative research, through a case study. For data collection, in addition to documentary research, we used a questionnaire with closed questions. The document analyzed were the Annual Management Reports (RAG) and the Financial Statements (DICON), i.e, the budget and financial statements of the IFMT for the period from 2013 to 2017 and ancillary documents on the consumption of electricity. A questionnaire was previously tested and sent to the managers with the purpose of analyzing the consonance of the institution's sustainability proposal with the effective actions and results evidenced in the documents analyzed. The results show that in the institution of researched education it is possible to achieve environmental revenue by reducing consumption of water, electricity, non-biodegradable materials and paper. It was also verified the increase in the budget for transfers received from other public administration bodies by the participation of IFMT in events and environmental research projects.porSustentabilidade ambientalAdministração públicaContabilidade públicaOrçamento públicoEducação públicaEnvironmental sustainabilityPublic budget and public educationPublic accountingA contribuição das ações de sustentabilidade ambiental para o aumento do orçamento nas organizações públicas. O caso de uma instituição de ensino superior brasileiramaster thesis202192792