Vieira, Diana AguiarRocha, Jéssica da Silva2023-09-212023-09-212023-07-20http://hdl.handle.net/10400.22/23576Considerando que o património mais valioso de uma empresa é constituído pelos seus próprios colaboradores pelo que é de máximo interesse que estes se sintam integrados num ambiente positivo e harmonioso. Assim, as empresas contemporâneas atribuem cada vez mais importância ao estabelecimento e manutenção de um clima organizacional positivo e ao desenvolvimento do engagement1 dos seus colaboradores com o trabalho exercido. Por sua vez, o engagement associa-se a melhores desempenhos e à conquista de altos níveis de produtividade sendo estes aspetos valorizados pelas empresas porque contribuem para o sucesso organizacional. Posto isto, o objetivo geral do presente estudo incide em saber se existe relação entre as duas principais variáveis em estudo, nomeadamente, o clima organizacional e o engagement no trabalho. O estudo apresenta uma amostra de 355 participantes, constituída por colaboradores que trabalham por conta de outrem, com uma distribuição por género equilibrada (49,3% mulheres) e com idades contidas entre os 18 e 65 anos (M= 40,56; DP= 11, 908). Foi realizado um questionário online que avaliou o clima organizacional (Rego, 2004), o engagement no trabalho (UWES, Schaufeli et al., 2006), o conflito trabalho-família (Andrade et al., 2019), a intenção de abandonar o emprego (Ferreira et al., 2019) e a satisfação com a vida (Simões, 1992). O resultado primordial deste estudo indica uma relação positiva entre o clima organizacional e o engagement no trabalho. Em conclusão, é crucial que as empresas promovam um clima organizacional positivo para os seus colaboradores, visando aumentar os seus níveis de engagement e, consequentemente, aumentar a qualidade e produtividade organizacionais.Considering that the most valuable patrimony of an enterprise consists of its own workers, so it is of the utmost interest that they feel integrated in a positive and harmonious environment. Thus, the present enterprises give more and more importance to the establishment and maintenance of a positive organisational climate and the development of engagement of their workers with the work done. Therefore, the engagement is associated with better performance and the conquest of high levels of productivity, being both factors valued by enterprises, since they contribute to the organisational success. So the general objective of the current study focuses on to know if there is a relation between the two main variables at study, namely the organisational climate and the engagement at work. The study used a sample of 355 participants, made of collaborators that work for someone else, with a balanced distribution per gender (49,3% women), with ages between 18 and 65 (M= 40,56; SD= 11,908). An online questionnaire was carried out which assessed the organisational climate (Rego, 2004), work engagement (UWES, , Schaufeli et al., 2006), work-family conflict (Andrade et al., 2019), the intention of turning over the job (Ferreira et al., 2019) and the satisfaction with life (Simões, 1992). The main result of this study indicates a positive relation between the organisational climate and the engagement at work. In conclusion, it is essential that enterprises promote a positive organisational climate for the collaborators, aiming at increasing the levels of engagement and, consequently, increase the organisational quality and productivity.porClima organizacionalEngagementEmpresasOrganisational climateEnterprisesRelação entre o clima organizacional e o engagement no trabalhomaster thesis203355911