Veiga, Sofia2019-01-282019-01-282012978-989-8525-13-0http://hdl.handle.net/10400.22/12766Os estereótipos sociais, inevitáveis num mundo de grande complexidade e mudança, condicionam a leitura que os cidadãos e os profissionais fazem da realidade psicossocial e, consequentemente, a sua ação/intervenção na mesma. Tendo por base este pressuposto, o presente artigo procura refletir sobre o papel da psicologia na formação de profissionais da educação e da relação, dando como exemplo a formação dos educadores sociais. Neste âmbito é, ainda, narrada uma aula, desenvolvida em metodologia sociodramática, em que as questões dos estereótipos sociais são abordadas e trabalhadas. Por fim, é discutida de que forma a tomada de consciência dos estereótipos (próprios e dos outros) bem como dos seus efeitos potenciais, é uma questão de responsabilidade social e profissional.porSer e não ser. Eis a questão! Contributos da psicologia na abordagem dos estereótipos sociaisjournal article