Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroSilva, Susana Maria Sousa Lopes daLopes, Rita Alexandra Almeida2025-06-132025-06-1320252025http://hdl.handle.net/10400.22/30148O presente relatório explora o processo de formação da mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada em Creche e Educação Pré-Escolar. Assim, este documento tem como objetivo apresentar as competências e aprendizagens desenvolvidas ao longo dos estágios, mobilizando referências teóricas, legais e pedagógicas que sustentaram as práticas realizadas e a temática em estudo: compreender de que forma a envolvência da Natureza em práticas de Artes Visuais, pode promover o desenvolvimento holístico e o bem-estar das crianças. Para tal, a estagiária apoiou-se em diversas referências teóricas que analisam a relação entre a Natureza e as Artes Visuais, numa perspetiva de promoção do bem-estar e do desenvolvimento da criança. Todas as propostas desenvolvidas tiveram origem na observação das crianças, dos seus interesses e necessidades, orientando a planificação das atividades e a posterior reflexão, de modo a garantir a sua adequação ao grupo e a promoção de aprendizagens significativas. Neste sentido, e com o intuito de enriquecer a sua prática educativa, a formanda descreve, analisa e reflete sobre as experiências educativas implementadas ao longo do estágio. As atividades desenvolvidas permitiram-lhe evoluir e aprofundar a reflexão sobre o seu papel enquanto educadora, reforçando a importância do papel do educador e evidenciando a perspetiva da criança como ser ativo e agente do seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, destaca-se a relevância do meio envolvente e da diversificação de experiências educativas na promoção do desenvolvimento holístico da criança.This report explores the master's degree student's training process in the context of Supervised Educational Practice in Daycare and Pre-School education. The aim of this document is to present the skills and learning developed throughout the internships, drawing on theoretical, legal, and pedagogical references that supported the practices undertaken and the main theme under study: understanding how the involvement of nature in Visual Arts practices can promote children's holistic development and well-being. To this end, the trainee relied on various theoretical references that analyze the relationship between nature and the Visual Arts from the perspective of fostering children's well-being and development. All the proposals developed originated from the observation of children, their interests and needs, guiding the planning of activities and subsequent reflection, in order to ensure their suitability to the group and the promotion of meaningful learning experiences. In this context, and with the aim of enriching her educational practice, the trainee describes, analyzes, and reflects on the educational experiences implemented throughout the internship. The activities carried out allowed her to evolve and deepen her reflection on her role as an educator, reinforcing the importance of the role of the educator and highlighting the perspective of the child as an active participant in their own learning process. In addition, the relevance of the surrounding environment and the diversification of educational experiences in promoting the holistic development of the child is highlighted.porCriançaNaturezaArtes VisuaisDesenvolvimento holísticoBem-estarChildNatureVisual ArtsHolistic developmentWell-beingA prática das Artes Visuais e a natureza: interações promotoras de desenvolvimento e bem-estarmaster thesis203954904